15 dezembro, 2015

Dia Mundial da Paz: vencer a indiferença




(RV) Nesta terça-feira dia 15 de Dezembro foi publicada a Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial da Paz que se celebra no próximo dia 1 de janeiro de 2016. O documento tem como título ‘Vence a indiferença e conquista a paz’.

Nesta Mensagem o Santo Padre convida a humanidade a manter a esperança depois de um ano marcado por “guerras e atos terroristas”. O Papa valoriza aspectos positivos deste ano de 2015, em particular, a Cimeira do Clima de Paris, a COP21, que procurou “novos caminhos para enfrentar as alterações climáticas e salvaguardar o bem-estar da Terra”

O Papa Francisco refere também sobre a Cimeira de Adis-Abeba, para arrecadação de fundos destinados ao desenvolvimento sustentável do mundo, e à adoção, por parte das Nações Unidas, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O Santo Padre manifesta a “convicção” de que Deus “não abandona a humanidade” e recorda na sua mensagem as pessoas frágeis da sociedade como os reclusos, migrantes e os desempregados.

Na conferência de imprensa de apresentação da Mensagem o Cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, afirmou que “não é só a indiferença que está no centro da Mensagem, mas também a esperança na capacidade do homem, com a graça de Deus, de superar o mal”.

Na conferência de imprensa foi também afirmado pelo Dr. Vittorio Alberti, oficial do referido Conselho Pontifício, que a misericórdia vence a indiferença:

“A misericórdia não é só um facto moral, mas um facto mental e intelectual: é a liberdade de pensamento. Francisco esta dando a chave profunda, cultural e espiritual, para combater a indiferença.”

(RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário