16 setembro, 2019

‘Say Yes’ - Ajudar à preparação espiritual e pastoral, rumo à JMJ 2022

O diretor do Setor da Catequese de Lisboa considera que o projeto ‘Say Yes’, de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2022, é um “espaço para os adolescentes crescerem na fé”.

O projeto ‘Say Yes, aprender a dizer Sim’ quer ser “espaço para os adolescentes crescerem na fé criando grupo uns com os outros e com a comunidade cristã”, salientou o padre Tiago Neto, durante a primeira formação para catequistas que vão levar o ‘Say Yes’ a todas as dioceses, que decorreu no dia 7 de setembro, no Centro Catequético de Fátima. Perante 80 participantes, de 19 das 20 dioceses portuguesas, este responsável sublinhou que o projeto surgiu num contexto “propício” para colocar em prática algumas perspetivas catequéticas que têm vindo a ser refletidas na catequese com os adolescentes. “Não se trata de organizar a JMJ propriamente dita. Para isso haverá equipas de trabalho. O que queremos é ajudar ao trabalho prévio, à preparação espiritual e pastoral desse acontecimento único da vida de cada um de nós que vai ser a JMJ de Lisboa”, referiu o sacerdote.
Para o presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé, D. António Moiteiro, a Igreja não poderia “deixar passar a oportunidade de caminhar com os mais novos, com aqueles que vão ser jovens em 2022”. “Desta certeza nasce esta proposta de caminho, de crescimento, de dinamismo que marque a fé das novas gerações”, explicitou.
No total, mais de 30 mil adolescentes e três mil catequistas estão inscritos na iniciativa que “serve de ‘laboratório’ para o novo projeto de catequese que entrará em vigor após a experiência da Jornada Mundial da Juventude”, refere uma nota.

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário