21 setembro, 2019

Dia Mundial de conscientização da doença do Alzheimer

 
Papa Francisco com idosos (Vatican Media)
 
Neste sábado (21) é celebrado em todo o mundo o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, que visa aumentar a conscientização sobre a demência e diminuir o estigma ainda associado a essa condição
 
Cidade do Vaticano

O mês de setembro é um tempo para ação, um movimento mundial conjunto para propor mudanças e também para refletir sobre o impacto da demência em toda a sociedade, visto ser uma doença que irá afetar mais e mais pessoas à medida que os anos passam. 

Palavras do Papa sobre a doença

Na audiência geral da quarta-feira, 18 de setembro o Papa Francisco falou sobre a doença antecipando esta jornada.

“Esta doença - afirmou o Papa - atinge inúmeros homens e mulheres, os quais com frequência são vítimas de violência, maus-tratos e abusos que espezinham a sua dignidade. Rezemos pela conversão dos corações e por quem sofre com o Alzheimer, pelas suas famílias e por aqueles que cuidam dos doentes”. 

50 milhões de pessoas

Neste Dia Mundial da Conscientização da Doença de Alzheimer, a ‘Alzheimer’s Disease International’ (ADI) vai lançar um relatório mundial que aborda as atitudes globais em relação à demência, com base numa pesquisa com quase 70 mil pessoas em 155 países.

A síndrome afeta a memória, outras capacidades cognitivas e comportamentos que interferem significativamente na capacidade de uma pessoa em manter as suas atividades diárias.

Segundo a ADI, as mortes devido à demência, mais do que duplicaram entre os anos 2000 e 2016, tornando-a a quinta principal causa de morte global em 2016; estima-se que o número de pessoas que vivem com demência passará dos 50 milhões atuais para 152 milhões em 2050.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário