08 junho, 2019

Papa encontra lideranças do Renovamento Carismático na Sala Paulo VI



"Hoje começa uma nova etapa neste caminho. Uma etapa marcada pela comunhão entre todos os membros da família carismática, na qual se manifesta a poderosa presença do Espírito Santo para o bem de toda a Igreja", disse Francisco, muito aplaudido pelos seis mil presentes na Sala Paulo VI. 

Manoel Tavares - Cidade do Vaticano 

O Santo Padre concluiu a sua série de audiências, na manhã deste sábado (08/6), recebendo na Sala Paulo VI, no Vaticano, cerca de 6 mil participantes na Conferência internacional dos Líderes do Movimento “Renovamento Carismático Católico” (Charis).

O Papa iniciou o seu discurso, aos numerosos presentes, recordando que “precisamente na Solenidade do Dia de Pentecostes, há 52 anos (19.5.1975), teve um novo início uma nova etapa para o Movimento, que se desenvolveu por vontade de Deus. Por isso, Francisco agradeceu ao Movimento e à Fraternidade Católica pela missão que cumpriu nestes trinta anos, um caminho novo que se tornou possível graças à sua lealdade. E acrescentou:

Hoje começa uma nova etapa neste caminho. Uma etapa marcada pela comunhão entre todos os membros da família carismática, na qual se manifesta a poderosa presença do Espírito Santo para o bem de toda a Igreja. Esta Presença torna todos iguais, graças ao mesmo Espírito: grandes e pequenos, idosos e recém-nascidos, engajados, a nível universal ou local, que formam um todo”.

Trata-se, segundo o Santo Padre, de um “serviço de comunhão novo e único”: Novo, pela ação do Espírito Santo;  Único, por ser um serviço para todas as realidades carismáticas, criadas pelo Espírito no mundo; Serviço, não governo, é prestado a todas as necessidades e acompanha o seu caminho; enfim, Comunhão,  todos, com o mesmo coração, para dar testemunho da unidade na diversidade: diversidade de carismas, que o Espírito suscitou nestes 52 anos.

Mas, o que o Papa e a Igreja esperam deste novo serviço do Renovamento Carismático? E Francisco respondeu:

Que partilhe a graça, recebida no Batismo pelo Espírito Santo, com todos os membros da Igreja; que sirva a unidade do Corpo de Cristo, que é a Igreja, uma comunidade de fiéis em Cristo; e que sirva os pobres e os que têm mais necessidade, física e espiritual”.

Estas três coisas, concluiu o Papa, são necessárias para o testemunho e a evangelização no mundo. Evangelização, recordou, não é proselitismo, mas, sobretudo, testemunho de amor a todos os seres humanos. Tudo é possível mediante o amor cristão. Que o Renovamento Carismático, corrente de graça do Espírito Santo, exortou Francisco, seja testemunha deste amor!

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário