28 junho, 2019

Papa ao Apostolado da Oração: o coração da missão da Igreja é a oração

 
 Papa Francisco na audiência ao Apostolado da Oração, na Sala Paulo VI - Vaticano
 
"A oração suscita sempre sentimentos de fraternidade, abate as barreiras, supera os confins, cria pontes invisíveis, mas reais e eficazes, abre horizontes de esperança", disse Francisco ao receber em audiência esta sexta-feira (28/06) a Rede Mundial de Oração pelo Papa que completa 175 anos de fundação. A associação pública de fiéis é também conhecida como "Apostolado da Oração"
 
Raimundo de Lima - Cidade do Vaticano

“Um serviço mais do que nunca necessário, que ressalta o primado de Deus na vida das pessoas, favorecendo a comunhão na Igreja”: assim Francisco definiu a atividade desempenhada pela Rede Mundial de Oração do Papa, ao receber em audiência na Sala Paulo VI, no Vaticano, ao meio-dia desta sexta-feira (28/06), seis mil membros do “Apostolado da Oração” provenientes do mundo inteiro, dos quais, 850 do continente americano presentes com doze delegações.

O Santo Padre expressou a alegria de encontrá-los e acolhê-los nesta ocasião dos 175 anos da Rede Mundial, agradecendo pelo empenho de oração e de apostolado a favor da missão da Igreja. 

Testemunhos

Agradecendo também pelos testemunhos precedentemente dados, no seu discurso aos presentes o Pontífice ateve-se a estes, nos quais descreveram os vários aspetos do serviço de animação espiritual do “Apostolado da Oração”.

Pe. Matthew, que trabalha em Taiwan, disse Francisco, ofereceu-nos informações interessantes acerca da versão de Clique para rezar em chinês. 

Oração cria pontes invisíveis, mas reais e eficazes

“É belo saber que os chineses, para além das dificuldades de diferentes naturezas, podem sentirem-se realmente unidos na oração, encontrando nela um válido auxílio no conhecimento e no testemunho do Evangelho. A oração suscita sempre sentimentos de fraternidade, abate as barreiras, supera os confins, cria pontes invisíveis, mas reais e eficazes, abre horizontes de esperança.”

Seguidamente, o Santo Padre referiu-se ao testemunho de Marie Dominique, que contou a missão do Apostolado da Oração em França, onde esta realidade nasceu há 175 anos atrás. Do seu testemunho, ressaltou o Papa, entendemos que as intenções de oração tornam concreta a missão de Jesus no mundo. 

Na oração, assumir as alegrias e sofrimentos das pessoas

“A Igreja, através da sua rede de oração e as intenções para cada mês, fala ao coração dos homens e das mulheres  do  nosso tempo”, acrescentou.
“ Todos nós, pastores, consagrados e fiéis leigos, somos chamados a entrar na história concreta das pessoas que estão ao nosso lado sobretudo rezando por elas, assumindo na oração as suas alegrias e os seus sofrimentos. Deste modo responderemos ao apelo de Jesus que nos pede para abrir o nosso coração aos irmãos, especialmente aos que são provados no corpo e no espírito. ”
É oportuno, neste dia da solenidade do Sagrado Coração de Jesus, recordar o fundamento da nossa missão, como fez Betina (Argentina), destacou o Papa referindo-se ao que disse mais uma das pessoas que deram seu testemunho no âmbito da missão realizada pelo “Apostolado da Oração”. 

Testemunhas e mensageiros da misericórdia de Deus

“Trata-se de uma missão de compaixão pelo mundo, podemos dizer, um ‘caminho do coração’, ou seja, um itinerário orante que transforma a vida das pessoas. O coração de Cristo é tão grande que deseja acolher-nos a todos na revolução da ternura”, frisou Francisco, acrescentado que “somos chamados a ser testemunhas e mensageiros da misericórdia de Deus, para oferecer ao mundo uma perspectiva de luz onde há trevas, de esperança onde reina o desespero, de salvação onde abunda o pecado”.

O Papa aludiu ainda ao testemunho da religiosa etíope, Irmã Selam, que com os jovens do Movimento Eucarístico Juvenil, frisou Francisco, “ajuda a contemplar a ação do Espírito Santo naquela terra. É importante ajudar as novas gerações a crescer na amizade com Jesus através do encontro íntimo com Ele na Oração, na escuta da sua Palavra, recebendo a Eucaristia para ser dom de amor ao próximo”. 

Na oração, o encontro entre avós e netos

O Santo Padre referiu-se ao entusiasmo de Diego (Guatemala) – mais uma das testemunhas - a favorecer o encontro entre avós e netos na oração pela paz no mundo e pelos grandes desafios da humanidade de hoje.

Na Rede de oração do Papa encontram-se várias gerações, disse Francisco, “é bonito pensar como os avós podem ser exemplo para os jovens, indicando-lhes o percorrer do caminho da oração”. 

Mundo digital: missão da Igreja nos areópagos modernos

O Pontífice agradeceu o testemunho de Pe. António (Portugal), que disse como o Apostolado da Oração, entrando no mundo digital, aproxima anciãos e jovens, ajudando-os a dar nova vitalidade ao tradicional apostolado da oração.

“É preciso que a missão da Igreja se adeque aos tempos e utilize os instrumentos modernos que a técnica coloca à disposição. Trata-se de entrar nos areópagos modernos para anunciar a misericórdia e a bondade de Deus.” 

Servirmo-nos da Internet sem nos tornarmos servos

Por fim, o Papa disse ser preciso, porém, prestar atenção, ao servirem-se destes meios, especialmente da rede de Internet, sem tornarem-se servos dos meios. É preciso evitar torna-mo-nos reféns de uma rede que nos prende, ao invés de ‘pescar peixes’, ou seja, atrair almas para levá-las ao Senhor.

“O apostolado da Oração, com a sua Rede mundial de oração pelo Papa e em comunhão com ele, recorda que o coração da missão da Igreja é a oração”, concluiu Francisco.

VN

Sem comentários:

Enviar um comentário