14 março, 2014

Papa Francisco regressou de autocarro ao Vaticano, concluídos os Exercícios Espirituais


(RV) O Papa Francisco regressou nesta sexta-feira ao Vaticano, pouco antes do meio-dia, proveniente de Ariccia, nos arredores de Roma, onde se concluíram a meio da manhã os Exercícios Espirituais que realizou desde domingo passado com dezenas dos seus colaboradores da Cúria Romana. O retiro foi pregado por Mons. Angelo De Donatis, pároco de São Marcos, no centro de Roma, a quem o Santo Padre dirigiu palavras de agradecimento, em seu nome e de todos os participantes no retiro, pela ajuda fornecida nestes dias, e pelo seu acompamhamento e escuta.

"Nós, agora, voltamos para casa com a boa semente: a da Palavra de Deus. É uma boa semente: o Senhor enviará a chuva e esta semente crescerá! Crescerá e produzirá frutos. Agradeçamos ao Senhor por esta semente e pela chuva. Mas, quero agradecer também pelo semeador, que soube semear a semente”.

O Pontífice agradeceu ao Pregador pelas suas meditações, pedindo-lhe para continuar a rezar - disse - por este “sindicato de crentes”, a fim de atingir o objetivo. Todos nós, concluiu, somos pecadores, mas, ao mesmo tempo, também temos a necessidade de seguir Jesus de perto, sem perder a esperança na promessa e também sem perder o sentido do humor. Obrigado, Padre Angelo.

Entretanto nesta sexta-feira de manhã, no Vaticano, na capela Redemptoris Mater, o pregador da Casa Pontifícia, Frei Raniero Cantalamessa, propôs a primeira das pregações de Quaresma, que têm este ano como tema “Aos ombros dos gigantes. As grandes verdades da nossa fé contempladas com os Padres da Igreja Latina”.
Nas próximas semanas, as meditações versarão sobre os quatro grandes Padres da Igreja do Ocidente: Agostinho, Ambrósio, Leão Magno e Gregório Magno, recordando a perspectiva em que cada um deles aborda as verdades essenciais da fé cristã.

Sem comentários:

Enviar um comentário