(RV) A Quaresma é um tempo para consertar a vida, para mudar a vida – sublinhou o Papa Francisco na Missa em Santa Marta na manhã desta terça-feira. Comentando a Leitura retirada do Livro de Isaías em que o Senhor chama à conversão duas cidades pecadoras como Sodoma e Gomorra, o Santo Padre considerou que todos temos necessidade de mudar a vida e não de a maquilharmos como fazem os hipócritas:
“O que fazem os hipócritas? Maquilham-se de bons: fazem cara de santos, rezam olhando para o céu, mostrando-se, sentem-se mais justos dos que os outros, desprezando os outros. ‘Mas – dizem – eu sou muito católico, porque o meu tio foi um grande benfeitor, a minha família é esta e eu sou... conheci o bispo tal.. o cardeal tal... e o padre tal... eu sou...’ Sentem-se melhor que os outros. Esta é a hipocrisia. O Senhor diz: ‘Não, aquilo não’. Ninguém é justo por si próprio. Todos temos necessidade de sermos justificados. E o único que nos justifica é Jesus Cristo.”
Assim, para não sermos cristãos maquilhados que vivem da aparência, temos que nos aproximar do Senhor – adiantou o Papa Francisco que apontou qual o itinerário a seguir: ajudar o doente o pobre, dar justiça ao orfão, socorrer o oprimido:
“Socorrei o oprimido, dai justiça ao orfão, defendei a viúva. Tratar do próximo: do doente, do pobre, daquele que tem necessidade, do ignorante. Esta é a pedra de comparação. Os hipócritas não sabem fazer isto, não podem, porque estão tão cheios de si próprios que são cegos para olharem os outros. Quando alguém caminha um pouco e se aproxima ao senhor, a luz do Senhor faz-lhe ver estas coisas e vai ajudar os irmãos. Isto é o sinal, este é o sinal da conversão.”
“A Quaresma é para consertar a vida, organizar a vida, mudar a vida, para aproximar-se do Senhor. O sinal que nós estamos longe do Senhor é a hipocrisia. O hipócrita não tem necessidade do Senhor, salva-se a si mesmo, assim pensa, e disfarça-se de santo. O sinal de que nós nos aproximamos do Senhor com a penitência, pedindo perdão, é que nós cuidamos dos nossos irmãos necessitados. O Senhor nos dê a todos luz e coragem: luz para conhecer o que sucede dentro de nós e coragem para converter-nos, para aproximar-nos do Senhor. É belo estar próximo do Senhor.” (RS)
Sem comentários:
Enviar um comentário