28 junho, 2014

Papa retoma atividades neste sábado. Destaque para os encontros com a Delegação do Patriarcado de Constantinopla e com o Presidente do Madagascar

RealAudioMP3

(RV) O Papa Francisco retomou a sua atividade normal na manhã deste sábado recebendo em audiência logo pela manhã o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito para a Congregação dos Bispos e de seguida o Presidente da República de Madagáscar Hery Rajaonarimampianina (segunda foto). No final da manhã recebeu em audiência D. Zygmunt Zimowski, Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral da Saúde.

Entretanto a meio da manhã destaque para o encontro com uma Delegação Ecuménica do Patriarcado de Constantinopla (foto) por ocasião da Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo que se celebra neste domingo. A esta festa litúrgica se referiu o Papa Francisco nas palavras que lhes dirigiu, agradecendo, desde logo, ao Patriarca Bartolomeu o envio desta delegação.

O Santo Padre aproveitou, assim, a oportunidade para recordar a recente viagem e encontro na Terra Santa com o Patriarca de Constantinopla que, nas palavras do Papa, foram um dom especial ter venerado, juntamente com Bartolomeu I, aqueles lugares santos, nomeadamente o Sepulcro de Cristo. O Papa Francisco recordou também a jornada vivida no passado dia 8 de junho no Vaticano com a invocação pela paz na Terra Santa acompanhados pelos presidentes israelita e palestiniano.

O Papa Francisco referiu-se ainda ao dom da unidade afirmando que:

“... se aprendermos, guiados pelo Espírito Santo, a olharmo-nos sempre uns aos outros em Deus, será ainda mais expedito o nosso caminho e mais ágil a colaboração em tantos campos da vida quotidiana que já agora felizmente nos unem.”

O Santo Padre sublinhou, assim, confiar no trabalho da Comissão Mista Internacional para que seja:

“... expressão desta compreensão profunda, desta teologia feita de joelhos.” Temos todos necessidade de abrirmo-nos com coragem e confiança à ação do Espírito Santo, deixando-nos envolver no olhar de Cristo sobre a Igreja sua esposa, no caminho deste ecumenismo espiritual reforçado pelo martírio de tantos nossos irmãos que, confessando Jesus Cristo, realizaram o ecumenismo de sangue.”

A mensagem tweet do Papa neste sábado diz-nos o seguinte:

Ser amigo de Deus significa rezar com simplicidade, como um filho fala com seus os pais. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário