14 fevereiro, 2019

Apelo ao “protagonismo juvenil” na vida das comunidades

No encontro de abertura da Visita Pastoral à Vigararia Lisboa II, o Cardeal-Patriarca de Lisboa traçou como objetivo de “médio prazo” a “responsabilização dos jovens” na vida das comunidades, impulsionado pela preparação da Jornada Mundial da Juventude, em 2022. Aos membros dos conselhos pastorais e económicos da Vigararia, D. Manuel Clemente pediu “abertura à ação de Cristo” em toda a atividade pastoral.


A preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o novo objetivo diocesano para o “médio prazo” na programação da diocese de Lisboa. Na abertura da Visita Pastoral à Vigararia Lisboa II, que decorreu no passado Domingo, 10 de fevereiro, o Cardeal-Patriarca de Lisboa afirmou que, juntamente com a recepção ativa da Constituição Sinodal de Lisboa no curto prazo, o novo objetivo requer, desde já, o “protagonismo juvenil” na vida das comunidades. “A responsabilização dos jovens na vida das nossas comunidades é uma indicação precisa do último Sínodo dos Bispos. Temos que a levar muito a sério e com a certeza de que será ativada, e cada vez mais, por este objetivo que o Papa nos deu, de organizarmos e realizarmos a JMJ de 2022”, afirmou D. Manuel Clemente, no auditório da igreja de Cristo Rei, na Portela.
Com a previsão de utilização dos terrenos junto ao Rio Trancão, na Vigararia Lisboa II, para acolher “entre 1 e 2 milhões de peregrinos” durante o encontro, em 2022, o Cardeal-Patriarca de Lisboa pediu “particular” disponibilidade às paróquias ali representadas. “É bom que estejamos atentos, particularmente aqui nesta vigararia. Isto significa muita disponibilidade para alojar e acolher”, referiu D. Manuel Clemente, anunciando que já se encontra a trabalhar um núcleo de coordenação formado, para a área logística, pelo padre Américo Aguiar, sacerdote da diocese de Porto e presidente do Conselho de Gerência da Renascença e, para a área pastoral, pelo Bispo Auxiliar de Lisboa D. Joaquim Mendes.

Em caminho sinodal
No auditório da paróquia da Portela estiveram presentes os sacerdotes e representantes dos conselhos pastorais e económicos das 11 paróquias da Vigararia Lisboa II num encontro com o Cardeal-Patriarca de Lisboa e com os Bispos Auxiliares D. Joaquim Mendes e D. Daniel Henriques que, até 14 de abril, vão visitar as diferentes comunidades, procurando conhecer a realidade administrativa e pastoral de cada uma. Para este ano pastoral, dedicado à Liturgia (‘Viver a liturgia como lugar de encontro’, CSL nº 47), D. Manuel Clemente referiu que são “milhares” os diocesanos que estão a participar nas conferências sobre Liturgia, preparadas pelo Departamento da Liturgia e a decorrer em toda a diocese. “Com esses encontros, as pessoas ganham mais consciência daquilo que é a liturgia”, sublinhou, perspetivando, desde já, o ano pastoral seguinte, dedicado à caridade. “Para o ano, sempre na receção da Constituição Sinodal de Lisboa, teremos uma insistência maior na função caritativa, ou seja, de fazer deste mundo aquilo que Deus quer: um mundo de irmãos, fraterno, onde as necessidades das pessoas sejam mais atendidas. Nós não encontramos Deus, não encontramos Jesus Cristo, como se quer encontrar connosco, se não pela caridade”, observou o Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrando o “objetivo transversal” do programa pastoral que foi proposto após o Sínodo Diocesano 2016: ‘Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas’ (CSL, nº 60). “Que as nossas comunidades sejam um exercício de fraternidade ativa, em que nos preocupamos positivamente uns com uns outros e em que nos servimos uns aos outros”, desejou. 


  • Leia a reportagem completa na edição do dia 17 de janeiro do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.
Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário