14 fevereiro, 2018

Papa na Praça S. Pedro: todos têm o direito de receber a Palavra

 
Como gosta de fazer, Papa convidou crianças a subir no papa-móvel  (Vatican Media)
 
 
Francisco prosseguiu o ciclo de reflexões sobre a Missa na audiência desta Quarta-feira de Cinzas. A respeito das Orações dos fiéis, disse que "preces míopes, auto-referenciais ou ditadas por lógicas mundanas não chegam ao Céu".
 
Cidade do Vaticano

A Liturgia da Palavra e de modo especial, o Credo e a Oração dos fiéis, foram temas da catequese feita pelo Papa Francisco aos 10 mil participantes da audiência geral nesta quarta-feira (14/02), na Praça São Pedro.  

A décima reflexão de Francisco sobre o andamento da missa

Na missa, depois de ouvirmos as leituras e a homilia do celebrante, a Liturgia da Palavra prossegue. É um direito do fiel receber a Palavra. O Senhor fala a todos, pastores e fiéis; Ele chama, consola, faz germinar vida nova e reconciliada a cada um dos participantes segundo a sua idade, condição e situação de vida.  A Palavra muda os corações.
“ Depois da homilia é necessário um tempo de silêncio para que a semente recebida, sedimente nas nossas almas, para que nasçam propósitos de adesão àquilo que o Espírito sugere a cada um ”
Credo é profissão de fé
 
Em seguida, temos a resposta comum da assembleia à Palavra ouvida; uma resposta que toma a forma da profissão de fé da Igreja, expressa no ‘Credo’, recitado por todos juntos.

Francisco prosseguiu explicando que “existe uma relação vital entre escuta e fé – estão unidas – porque a fé não nasce de fantasias da mente humana, mas sim da pregação, e a pregação surge pela palavra de Cristo. Ou seja, a fé alimenta-se com a escuta da Palavra e conduz ao Sacramento – no caso da missa, a comunhão”.

Sem comentários:

Enviar um comentário