18 agosto, 2017

Papa Francisco consternado pelo atentado de Barcelona





(RV) O Papa Francisco "acompanha com grande preocupação os acontecimentos e reza pelas vítimas" do atentado que deixou quinta-feira (17/08) 13 mortos em Barcelona, na Espanha. "O Santo Padre está ao lado do povo espanhol, especialmente dos feridos e das famílias das vítimas”, segundo declaração do porta-voz do Vaticano, Greg Burke.

A Igreja espanhola condena

Proximidade e oração pelas vítimas e suas famílias, apoio à sociedade e às forças policiais e firme condenação do atentado: assim os bispos do País se expressam num comunicado difundido logo após o ataque que abalou a cidade. Segundo fontes oficiais, são 13 os mortos e 80 os feridos, dos quais 15 em estado grave.

“Diante deste episódio trágico e abominável – diz o comunicado – a Conferência Episcopal Espanhola condena toda demonstração de terrorismo, prática intrinsecamente perversa, totalmente incompatível com a visão moral da vida. Não apenas lesa seriamente o direito à vida e à liberdade, mas é a mais dura demonstração de intolerância e totalitarismo”.

“Pedimos a todos os fiéis que elevem orações a Deus para que conceda o descanso eterno aos falecidos, restabeleça a saúde das outras vítimas, dê consolo às famílias e preencha de paz o coração das pessoas de boa vontade, a fim de que nunca mais se repitam actos tão deploráveis”, encerra o comunicado.

Reacções

Líderes políticos de todo o mundo, personalidades artísticas e desportivas, instituições prestaram solidariedade às vítimas e muitos recorreram às redes sociais para deixar registrado o seu repúdio ao acto e as suas condolências às famílias da vítimas.

O Estado Islâmico reivindicou a autoria do ataque.

(BS/CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário