26 abril, 2015

Papa Francisco confirmou que irá a Fátima em 2017



(RV) O Papa Francisco confiou ontem a sua intenção de visitar o Santuário de Fátima, em Portugal, no ano de 2017, por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora naquela localidade.

Segundo a agencia Ecclesia, que cita uma nota difundida pelo o site da Diocese de Leiria-Fátima e pelo Santuário de Fátima, o Papa Francisco que recebeu ontem em audiência privada o bispo daquela Diocese portuguesa, disse:  “se Deus me der vida e saúde, quero estar na Cova da Iria daqui a dois anos”. E autorizou a "divulgação pública da sua intenção”.

A audiência concedida a D. Francisco Marto visou “tratar diversos assuntos relacionados com Fátima”, com oportunidade para abordar “aspetos da renovação pastoral que o Santo Padre procura implementar”.

O bispo de Leiria-Fátima entregou ao Papa uma oferta monetária do Santuário, "destinada às ações de ajuda aos pobres". Bergoglio mostrou-se  "especialmente sensibilizado por este gesto" – refere a Ecclesia, segundo a qual D. António Marto agradeceu ao Papa "a nova etapa de alegria e frescura que o seu pontificado veio trazer à Igreja”.

Francisco recebeu convites para visitar Portugal em 2017, dirigidos pelo Governo, pela Conferência Episcopal e pela Diocese de Leiria-Fátima.

Em fevereiro, após ter sido criado cardeal, D. Manuel Clemente revelou no Vaticano ter a certeza “quase absoluta” de que Francisco visitará Portugal em 2017, depois desses convites.

“É o centenário de Fátima e Fátima tem um lugar muito importante na vida de milhões e milhões de católicos no mundo inteiro. O Papa Paulo VI foi lá em 1967, depois o Papa João Paulo II, depois o Papa Bento XVI e o Papa Francisco também vai, por isso lá o esperamos”, disse aos jornalistas.

As declarações surgiram depois de o vice-primeiro-ministro Paulo Portas ter renovado o convite para visitar Portugal ao atual Papa, recordando que os 100 anos de Fátima “são muito importantes para muitos portugueses”.

Francisco, que já tinha apontado o ano de 2017 como data de uma possível viagem a Portugal, será assim o quarto Papa a passar por Fátima, depois de Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991 e 2000) e Bento XVI (2010).

Sem comentários:

Enviar um comentário