27 abril, 2015

Papa: defender “património frágil” do diálogo com o Islão


(RV) O Papa Francisco recebeu em audiência nesta segunda-feira os bispos do Benim em visita “ad Limina apostolorum”. No seu discurso o Papa começou por realçar a importância deste encontro que manifesta a comunhão fraterna existente entre todos os bispos com aquele que preside à esta comunhão, o sucessor de Pedro, uma realidade profunda e sobrenatural, disse, de que eles nunca estão sozinhos mas estão todos unidos ao serviço dum único Senhor.

O Papa agradeceu em seguida ao Senhor pelos progressos que Ele concede à Igreja no Benim, pelo ministério dos seus bispos, um progresso visível na animada vida paroquial, os fiéis que participam em grandes números às celebrações, as numerosas conversões a Cristo e também no aumento das vocações sacerdotais e religiosas. Esta fé, porém, é por vezes superficial – advertiu o Papa – e por isso é importante que o desejo de um conhecimento profundo do mistério de Cristo anime todos os fiéis do País. Isto é de capital importância, disse o Papa Francisco, para que a Igreja no Benim possa resistir aos ventos contrários que sopram por todo lado no mundo, tais como as múltiplas agressões ideológicas e mediáticas. Apenas uma fé profundamente enraizada no coração dos fiéis, e concretamente vivida, permitirá vencer tais situações.

O Papa referiu-se em seguida aos principais desafios que dizem respeito à família e aos quais o próximo Sínodo dos Bispos tentará responder, e encorajou os bispos a continuarem com determinação nos seus esforços para apoiar as famílias, na sua fé e na sua vida quotidiana.

Sei que a pastoral do matrimónio continua difícil, disse, dada a concreta situação social e cultural do vosso povo, mas não deveis perder a coragem, mas perseverar sem cessar porque a família como é defendida pela Igreja Católica é uma realidade desejada por Deus; é um dom de Deus que traz alegria, paz, estabilidade e felicidade, para as pessoas e para a sociedade. E trata-se de uma questão importante, insistiu o Papa, pois a família sendo a célula de base para a sociedade como também para a Igreja, é nela que se  transmitem os autênticos  valores humanos e evangélicos.

O Papa falou também do desafio dos jovens e da educação, para o qual os bispos devem estar vigilantes. As numerosas escolas católicas onde os jovens são acolhidos são um esforço que se deve continuar sem cessar, disse ainda o Papa, porque a formação integral, humana e espiritual das novas gerações é importante para o futuro da sociedade à qual darão o seu contributo  sobretudo em matéria de solidariedade, justiça e respeito pelo outro. O Papa convidou os bispos também a promover no País o encontro entre as culturas e o diálogo entre as religiões, especialmente com o Islão. É verdade que o Benim é conhecido como exemplo de harmonia entre as religiões presentes no território, mas convém ser vigilantes e conservar esta frágil herança, dado o clima actual em que vivemos, disse o Papa.

Papa Francisco falou em seguida no papel da Igreja do Benim  na promoção da concórdia e da justiça particularmente através das obras de saúde e promoção humana. Num momento em que a crise económica mundial está a afectar muitos países, o Papa convidou os bispos a ir corajosamente contra a corrente, e lutar contra a cultura do "descartável" espalhada por todo lado e a difundir os valores evangélicos da hospitalidade e do encontro.
O Papa saudou enfim o generoso empenho dos sacerdotes ao serviço da boa nova e reiterou a importância de uma formação equilibrada nos Seminários, tendo sempre em conta o aspecto humano, espiritual, comunitário e intelectual.

O bispo deve ser um pai para os seus sacerdotes, deve promover a comunhão e fraternidade no seio da família sacerdotal, cuidar daqueles que estão em dificuldade, dos mais frágeis, e especialmente dos jovens que mais precisam ser acompanhados, disse o Papa Francisco, convidando os bispos a continuarem as boas relações existentes entre a Igreja e as autoridades e a tomar o próprio lugar na vida pública do País, evitando contudo de entrar directamente no jogo político e nas querelas dos partidos.

E após tê-los confiado à protecção da Virgem Maria o Papa deu-lhes a sua bênção apostólica extensiva aos sacerdotes, pessoas consagradas, catequistas e todos os fiéis das dioceses do Benim. (BS)

Sem comentários:

Enviar um comentário