30 abril, 2015

Tráfico humano: documento sobre o compromisso cristão

(RV) O Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes e a Caritas Internacional apresentaram, nesta quarta-feira dia 29 de abril em Roma, um documento intitulado “Compromisso cristão”, redigido juntamente com a rede ecuménica Coatnet.

O texto foi apresentado por esses organismos na sede da Caritas Internacional. A apresentação contou com a presença do Presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Cardeal Antonio Mario Vegliò, e do Secretário-Geral da Caritas Internacional, Michel Roy.

O tráfico de seres humanos é o ponto central da declaração. Segundo estimativas da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as vítimas desse comércio são cerca de dois milhões e quatrocentas mil pessoas. Privadas da sua dignidade, dos seus direitos civis e da sua liberdade são obrigadas, por meio de fraude, ao trabalho forçado, à exploração sexual e à submissão por causa de dívidas e outras formas de servidão.

É “a cultura da indiferença”, tal como a define o Papa Francisco, que causa a violência e os abusos. “Ela não é suficientemente combatida pelas autoridades, pela opinião pública, pelos educadores e pela Igreja”, pode-se ler no documento.

A declaração dá algumas indicações concretas para prevenir e consciencializar os grupos em risco, por exemplo, pessoas em busca de trabalho fora do seu país ou imigrantes irregulares. Segundo o documento, também se deve promover uma ação de consciencialização a professores, médicos, sacerdotes, enfermeiros, assistentes sociais e funcionários governamentais. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário