31 maio, 2014

Vela e serve o povo de Deus – o Papa Francisco numa ordenação episcopal na Basílica de S. Pedro

RealAudioMP3

(RV) No final da tarde desta sexta-feira, dia 30, o Papa Francisco presidiu na Basílica de S. Pedro à ordenação episcopal do padre Fabio Fabene, romano, de 55 anos, ordenado sacerdote em 1984 e desde fevereiro deste ano de 2014 sub-secretário do Sínodo dos Bispos. O padre Fabio foi pároco e professor de direito canónico em Viterbo. Desde 1998 que trabalha na Congregação para os Bispos.
O ordenando é ungido com o óleo do crisma, recebe o Livro dos Evangelhos, o anel, o báculo pastoral e a mitra. Estes símbolos representam fecundidade, fidelidade, santidade, vocação de anúncio e de guia e perpetuam – como disse o Papa Francisco – o ministério apostólico renovando a presença do próprio Cristo. O Santo Padre dirigindo-se diretamente ao padre Fabio sublinhou que o episcopado é um serviço e não uma honra. A vaidade, o orgulho e a soberba não devem existir:
“Foste eleito do rebanho: que nunca venha a vaidade, o orgulho e a soberba. E foste eleito, constituído para os homens: que sempre a atitude seja de serviço. Como Jesus.”
Assim, antes de indicar ao novo bispo o caminho do anúncio, da conservação dos mistérios de Cristo e o amor a todos aqueles que Deus lhe confiar, o Papa Francisco deixou uma recomendação:
“Vela sobre ti próprio e vela sobre o povo de Deus. Este velar significa fazer vigília, estar atento, para defender-se a si próprio de tantos pecados e de tantas atitudes mundanas, e para defender o povo de Deus dos lobos.”
Mas velar é também rezar. O Papa Francisco concluiu a sua homilia dizendo que o bispo deve “rezar pelo povo como fazia Moisés. Rezar com aos mãos para o alto, aquela oração de intercessão, aquele oração corajosa face a face com o Senhor pelo povo.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário