15 maio, 2014

Não existem cristãos sem Igreja – o Papa na Missa em Santa Marta nesta quinta-feira

RealAudioMP3

Não existem cristãos sem Igreja – esta a principal mensagem do Papa Francisco na Missa desta quinta-feira na Casa de Santa Marta.
Partindo da Primeira leitura do dia, o Santo Padre explicou que os Apóstolos quando anunciam Jesus não começam por Ele, mas da história do povo. Efetivamente – observou o Papa – não se pode entender um cristão fora da história do Povo de Deus:

“Não se pode entender um cristão sozinho, como não se pode entender Jesus Cristo sozinho. Jesus Cristo não caiu do céu como um herói que nos vem salvar. Não. Jesus Cristo tem história. E podemos dizer e é verdade isto: Deus tem história, porque quis caminhar connosco. E não se pode entender Jesus Cristo sem história. Assim um cristão sem história , um cristão sem povo, um cristão sem Igreja não se pode entender. É uma coisa de laboratório, uma coisa artificial, uma coisa que não pode dar vida.”
Olhando para trás – sublinhou o Papa Francisco – o cristão guarda a memória; olhando para o futuro, o cristão caminha para a definitiva promessa e por isso os cristãos são homens e mulheres de esperança que é uma das marcas da nossa identidade cristã:

“Pensemos – vai-nos fazer bem hoje – como é a nossa identidade cristã. A nossa identidade cristã é pertença a um povo: a Igreja. Sem isto, nós não somos cristãos. Entramos na Igreja com o batismo: ali somos cristãos. E por isto, temos o hábito de pedir a graça da memória do caminho que fez o povo de Deus, também da memória pessoal: o que fez Deus comigo, na minha vida, como me fez caminhar... Pedir a graça da esperança, que não é otimismo: não! É uma outra coisa. E pedir a graça de renovar todos os dias a Aliança com o Senhor que nos chamou. Que o Senhor nos dê estas três graças, que são necessárias para a identidade cristã.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário