20 maio, 2014

Papa Francisco: “dialogar com os outros não significa relativizar a fé”


(RV) O diálogo inter-religioso não implica "relativizar a fé cristã", diz o Papa Francisco numa mensagem enviada ao Cardeal Jean-Louis Tauran, por ocasião dos 50 anos do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. O Papa sublinha, portanto, que a Igreja estará cada vez mais empenhada no diálogo com todos os que pertencem a diferentes tradições religiosas.
O Papa recorda antes de tudo que o Dicastério para o Diálogo Inter-religioso nasceu durante o Concílio Vaticano II, por vontade de Paulo VI. Nessa ocasião, "caracterizada por uma grande abertura", a Igreja – observa o Papa - "sentia-se animada por um sincero desejo de encontro e de diálogo com toda a humanidade". Aliás, continua o Papa, "o diálogo só é possível a partir da própria identidade". Como foi mostrado por São João Paulo II, reitera o Papa Francisco, “diálogo e anúncio não se excluem mutuamente, mas têm uma íntima ligação, embora se tenha que manter distintos e não devem ser nem confusos nem instrumentalizados ou considerados equivalentes ou intercambiáveis".
Como Cristo a caminho de Emaús, continua o Papa, "a Igreja deseja fazer-se próxima e companheira de viagem de cada homem". Uma "tal disponibilidade de caminhar juntos - acrescenta - é tanto mais necessária no nosso tempo, marcado por interacções profundas e nunca antes conhecidas entre povos e culturas diferentes". Neste contexto, garante o Papa, "a Igreja estará sempre mais empenhada a percorrer o caminho do diálogo e a intensificar a cooperação, já frutuosa, com todos aqueles que pertencem a diferentes tradições religiosas e partilham a vontade de construir relações de amizade e tomam parte nas numerosas iniciativas de diálogo".
Por fim, o Pontífice agradece ao Dicastério para o Diálogo Inter-religioso pelo trabalho realizado nestes 50 anos e espera que continue "com renovado entusiasmo a sua missão, que vai beneficiar também a própria causa da paz e do autêntico progresso dos povos".

Sem comentários:

Enviar um comentário