30 maio, 2014

8 de Junho no Vaticano: encontro de oração pela paz no Médio Oriente


(RV) A Sala de Imprensa da Santa Sé informou ao fim da tarde desta quinta-feira, 29, que o encontro de oração pela paz, para o qual o Papa Francisco convidou o Presidente de Israel, Shimon Peres, e da Palestina, Mahmoud Abbas, terá lugar na tarde de Domingo, 8 de Junho, no Vaticano. A data foi aceite pelas duas partes.

O convite para rezar juntos pela paz no Médio Oriente foi feito pelo Santo Padre ao Presidente Palestino, Mahmoud Abbas, depois da Missa celebrada na Praça da Manjedoura, em Belém, no Domingo 25 de Maio e repetido ao Presidente israelita, Shimon Peres, no dia seguinte, no encontro realizado na residência presidencial, em Jerusalém.

No voo de regresso a Roma, o Papa Francisco havia falado aos jornalistas sobre o significado da sua iniciativa: “Será um encontro de oração. Não será um encontro para fazer uma mediação ou buscar soluções, não! Nos reuniremos para rezar, somente. E depois, cada um volta para a sua casa. Mas eu acredito que a oração seja importante, e rezar juntos sem fazer discussões de outro tipo, isto ajuda”.

Falando sobre a inspiração para este encontro, Francisco explicou que “ele era pensado para ser realizado lá, mas existiam tantos problemas logísticos, tantos, pois eles devem considerar o território onde se fazer e não é fácil. Por isto, se pensava a uma reunião....mas no final, saiu este convite, que espero, saia tudo bem”.

A iniciativa pretende relançar as negociações de paz, a partir da convergência das três religiões monoteístas: cristã, judaica e muçulmana.

Sem comentários:

Enviar um comentário