09 março, 2013

Vaticano: Missa que antecede o Conclave celebra-se terça-feira às 9h00 (hora de Lisboa)

Porta-voz da Santa Sé revelou horário «indicativo» dos primeiros dias da eleição e da saída do fumo da Capela Sistina


Cidade do Vaticano, 09 mar 2013 (Ecclesia) - A missa que antecede o início do Conclave para a eleição do novo Papa vai ser celebrada às 10h00 (menos uma hora em Lisboa) da próxima terça-feira, revelou hoje o porta-voz da Santa Sé.
A eucaristia na Basílica de São Pedro, denominada em latim "Pro eligendo Romano Pontifice", é presidida pelo cardeal decano, D. Angelo Sodano, anunciou o padre Federico Lombardi em conferência de imprensa.
O fumo negro ou branco que sairá da chaminé da Capela Sistina para indicar, respetivamente, se a eleição prossegue ou se foi escolhido o novo Papa, deve ser esperado pelo meio-dia e às 19h00, referiu o responsável, sublinhando que se trata de horário "indicativo".

A queima dos boletins de voto e a produção do fumo nas salamandras instaladas na Capela Sistina decorre após os dois escrutínios agendados para a parte da manhã e da tarde, podendo ser acompanhada ao vivo através de uma câmara de vídeo, explicou.
Se a eleição do novo Papa ocorrer no primeiro escrutínio da manhã, o fumo branco deverá sair entre as 10h30 e as 11h00.
Caso a escolha se realize na primeira votação da tarde, como aconteceu em 2005 com a eleição do Papa emérito Bento XVI, pode esperar-se fumo branco entre as 17h30 e as 18h00, disse o sacerdote.

O fumo branco é acompanhado pelo repicar dos sinos, aguardando-se que entre a aceitação da eleição pelo novo Papa e o seu aparecimento público na varanda central da Basílica de São Pedro passem cerca de 45 minutos, assinalou.
O padre Federico Lombardi informou que na terça-feira, pelas 16h30, está agendada a procissão dos cardeais da Capela Paulina do Palácio Apostólico para a Capela Sistina, seguida do juramento, momentos que vão ser transmitidos em direto pela televisão e internet.

Após o juramento todas as pessoas que não podem participar na eleição saem da Capela Sistina, à exceção do cardeal maltês Prospero Grech, especialista na vida e obra de autores dos primeiros séculos do cristianismo, que dirige uma meditação.
Após a saída do prelado, impedido de eleger o Papa por ter mais de 80 anos à data do início da Sede Vacante (28 de fevereiro), poderá decorrer o primeiro escrutínio, se os cardeais eleitores assim o entenderem, indicou o porta-voz.
Pelas 19h15 são rezadas as Vésperas, uma das orações diárias que deve ser obrigatoriamente rezada pelo clero e religiosos, e facultativamente pelos leigos.
O sacerdote explicou que o regresso à Casa de Santa Marta, onde os prelados eleitores ficam alojados durante o Conclave, está previsto para as 19h30, seguindo-se o jantar.
Na quarta-feira os cardeais deslocam-se às 07h45 para o Palácio Apostólico, e das 08h15 às 09h15 celebram missa na Capela Paulina, espaço de todas as eucaristias durante o Conclave.
Às 9h30 entram na Capela Sistina e rezam a Hora Intermédia, seguindo-se os escrutínios e o regresso, às 12h30, à Casa de Santa Marta, onde almoçam pelas 13h00, disse o padre Federico Lombardi.
Pelas 16h00 os prelados voltam à Capela Sistina, prevendo-se que os escrutínios comecem às 16h50, antes da oração de Vésperas às 19h15, e regresso, 15 minutos depois, à Casa de Santa Marta, adiantou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Conclave, palavra com origem no latim 'cum clavis' (fechado à chave), pode ser definido como o lugar onde os cardeais se reúnem em clausura para eleição do Papa. 

RJM
Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário