17 março, 2013

"A mensagem de Jesus: a misericórdia": Papa Francisco na Missa celebrada na paróquia do Vaticano. Ao meio-dia, o primeiro Angelus

17 de março de 2013


Primeiro domingo de Papa Francisco. Uma grande multidão na Praça de São Pedro, onde ao meio-dia, o novo Pontífice falará da janela do seu escritório, antes da oração do Angelus.

Entretanto, a partir das 10 horas, o Santo Padre celebrou Missa na pequena igreja paroquial de Santa Ana, dentro da cidade do Vaticano, junto da qual se congregaram muitas pessoas, para o saudarem efusivamente. Na Missa participou a pequena comunidade paroquial que habitualmente se congrega nesta igreja ao domingo.

Na homilia, Papa Francisco comentou brevemente o Evangelho, com a atitude de Jesus perante a adúltera que conduzem à sua presença, em visto de uma condenação. "Jesus nunca se cansa de perdoar. Peçamos-lhe esta graça!" - exortou, observando que "não é fácil abandonar-se à misericórdia de Deus". Fazendo notar a tendência que temos de "dar pancada nos outros, de condenar os outros", o Papa recordou "a mensagem forte do Senhor - a misericórdia". "Não vim para os justos, vim para os pecadores" - responde Jesus aos que o acusavam de frequentar os pecadores e de comer com eles.

No final da Missa, Papa Francesco referiu à assembleia da presença de alguns padres argentinos seus amigos, entre os quais um que dedicou a sua vida aos drogados, chamando-o mesmo para junto de si (foto, depois, à saída da igreja). Concluída a celebração, o Santo Padre, já fora da igreja, saudou uma a uma todas as pessoas que dela saíam, beijando e abençoando especialmente as crianças e pedindo-lhes que rezassem por ele. Clima de grandíssima comoção e entusiasmo geral, como se pode imaginar.

Radio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário