05 março, 2013

Cardeais enviaram telegrama de saudação ao Papa Emérito. Iniciadas obras de adaptação na Capela Sistina. Só faltam 5 cardeais eleitores



Terceira “congregação geral”, nesta terça-feira de manhã, congregando 148 cardeais presentes em Roma, incluindo os que, tendo completado 80 anos antes do início da Sé Vacante, não participarão no Conclave para a eleição do novo Papa. Os cardeais eleitores eram desta vez 110. Faltam portanto apenas cinco dos 115 cardeais que deverão participar no Conclave.
Houve 11 intervenções. Dois os cardeais eleitores que participaram hoje pela primeira vez, prestando o respectivo juramento: cardeal Varela, de Madrid, e cardeal Grocholewski, prefeito da Congregação para a Educação Católica.
Em nome de todo o Colégio cardinalício, o cardeal Sodano enviou ao Papa emérito um telegrama, com uma mensagem de saudação e agradecimento pelo seu incansável trabalho na vinha do Senhor e confiando-se à oração de Bento XVI. Eis o texto integral da mensagem:


“A Sua Santidade
o Papa emérito Bento XVI
Castelgandolfo
Os Padres Cardeais reunidos no Vaticano para as suas Congregações gerais em vista do próximo Conclave enviam-lhe em coro uma devota saudação, com a expressão da sua renovada gratidão por todo o Seu luminoso ministério petrino e pelo exemplo que lhes deu de uma generosa solicitude pastoral para o bem da Igreja e do mundo.
Este sinal de gratidão deseja exprimir o reconhecimento de toda a Igreja pelo Seu incansável trabalho na vinha do Senhor.
Os Membros do Colégio Cardinalício confiam nas Suas orações por todos eles, assim como por toda a Santa Igreja.”.


Assina o Cardeal Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício

Foi decidido que nesta quarta-feira, às 17 horas, na Basílica de São Pedro, se realize um momento de oração, com a participação dos Cardeais que o desejarem e os fiéis que se lhes quiserem associar.

Na segunda “congregação”, ontem à tarde, como tinha ficado decidido de manhã, o Padre Raniero Cantalamessa, pregador da Casa Pontifícia, propôs aos Cardeais uma meditação, uma das duas previstas pela Constituição Apostólica que rege este período de Sé Vacante, em vista da preparação espiritual do Conclave.

Entretanto, para além dos 103 cardeais eleitores já presentes no primeiro encontro, participaram ontem de tarde pela primeira vez mais cinco cardeais entretanto chegados a Roma: o patriarca maronita, libanês, Bechara Raï; cardeal Messner, arcebispo de Colónia; cardeal Woelki, de Berlim; cardeal Sarr, de Dakar e cardeal Duka, arcebispo de Praga. Como tinham já feito todos os outros cardeais, também estes prestaram juramento. Intervieram 9 cardeais. Ficou decidido que nesta terça e quarta-feira, não se realizará congregação à tarde.

Em vista da preparação do local para a celebração do Conclave dos Cardeais que deverão escolher o sucessor de Bento XVI, a partir das 13 horas desta terça-feira, 5 de março, fica fechada ao público o percurso dos Museus do Vaticano que incluem a Capela Sistina, o Apartamento Borgia e a Coleção de Arte Religiosa Contemporânea. Como é sabido é na Capela Sistina que decorrem as votações para a eleição do Papa. Será a vigésima quinta vez que um conclave tem lugar nesta famosa capela afrescada por Miguel Angelo e outros importantes artistas da Renascença, será utilizado para o efeito.
Desde o início da Sede Vacante que uma equipa de 40 pessoas se preparou para realizar na Capela Sistina os necessários trabalhos de adaptação, seguindo o que foi feito nos precedentes Conclaves, onde tudo deverá permanecer imutável como nos séculos passados, reproduzindo até aos mínimos detalhes - graças a uma rica documentação fotográfica - a milenária tradição.

A Capela Sistina - que só em 1996 se tornou sede oficial do Conclave, com a Constituição Apostólica "Universi Dominici Gregis" de João Paulo II - será equipado com 115 cadeiras, marcadas com o nome de cada um dos Cardeais eleitores e 12 mesas: seis no lado direito e seis no lado esquerdo, dispostas em duas filas de diferentes níveis. Diante do altar, por baixo do Juízo Universal, uma mesa para a urna onde serão recolhidas as fichas com os votos, e um ambão com o Evangelho no qual os Cardeais prestarão o juramento.
Os cardeais não caminharão sobre o pavimento, mas sobre uma estrutura de madeira revestida de um tecido beije, com uns 60 centímetros de altura,. Em breve estarão prontos tanto o saco de veludo para recolher as fichas do voto, assim como a marca com o nome de cada um dos cardeais, que assinalará o lugar que deve ocupar na Capela. A cada um será entregue uma caneta, um dossier vermelho e uma ficha para o escrutínio.

Os ritos do Conclave para a eleição de Bento XVI terão início com a Missa solene “Pro eligendo Pontífice”, na basílica de São Pedro, de onde os Cardeais eleitores se dirigirão imediatamente depois, em procissão para a Capela Sistina, para o início do Conclave propriamente dito.
Rádio Vaticano

Sem comentários:

Enviar um comentário