01 agosto, 2014

Visita às Filipinas 2015: Papa Francisco próximo de um povo sofrido – o comentário do Cardeal Tagle

RealAudioMP3

(RV) Faltam pouco mais de dez dias para a Viagem Apostólica do Papa Francisco à Coreia de Sul. Mas esta semana foram notícia outros dois países asiáticos que já se estão a preparar para acolher o Sucessor de Pedro: são eles o Sri Lanka e as Filipinas. No próximo mês de janeiro o Santo Padre visitará as Filipinas. O arcebispo de Manila Cardeal Luis Antonio Tagle prestou declarações à Rádio Vaticano em entrevista conduzida pela nossa colega do programa inglês Emmer McCarthy. Ouçamos as palavras do Cardeal Tagle:

“ O povo filipino ama o Santo Padre e o anúncio da sua viagem à Ásia, em particular às Filipinas, no próximo ano, deu-nos tanta alegria, e foi uma coisa maravilhosa. Os não católicos, os mass media, a televisão, a rádio, todos os filipinos, falam sempre do próximo janeiro como de um mês de graça. E há também uma outra razão: a 14 de janeiro de 1995, o Papa João Paulo II veio às Filipinas, para a Jornada da Juventude. No próximo ano, o Papa Francisco chegará a 15 de janeiro, 20 anos depois. A gente filipina verá de novo um Vigário de Cristo, na pessoa do Papa Francisco.”

“... um povo sofrido, que se encontra num processo de reconstrução da vida: não só das casas, das escolas, mas especialmente da vida. O sofrimento continua, mas a proximidade de todos os povos de boa vontade é extraordinária e é uma razão para termos esperança e força de continuar. A proximidade do Santo Padre acontece, contudo, num modo especial, porque há um ano atrás o Papa benzeu o mosaico de S. Pedro Calungsod, na Basílica de S. Pedro, depois de um tufão e lançou uma mensagem ao povo em sofrimento das Filipinas; “Não vos canseis de perguntar: Porquê? Porquê?” A palavra usada pelas crianças com o pai e a mãe. No sofrimento o povo deve perguntar-se porquê?, para chamar a si a atenção e os olhos de Deus Pai. E esta é a mensagem tocante para as Filipinas.”

O Padre Federico Lombardi, Diretor da Sala de imprensa da Santa Sé apresentará mais informações à comunicação social em conferência de imprensa na manhã da próxima quinta-feira, 7 de agosto pelas 11.30h acerca desta visita do Papa Francisco ao Sri Lanka e às Filipinas que acontecerá entre os dias 12 e 19 de janeiro de 2015. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário