05 agosto, 2014

Regressam as audiências gerais do Papa Francisco na Praça de S. Pedro. Ouça e veja na RV


(RV) Nesta quarta-feira, dia 6 de agosto regressam as audiências gerais do Papa Francisco na Praça de S. Pedro após a pausa de julho. A redação de língua portuguesa da Rádio Vaticano aqui estará para vos trazer todas as informações atualizadas.
Recordemos que a última audiência geral do Santo Padre, antes desta pausa de verão, foi no dia 25 de junho tendo o Papa Francisco continuado a desenvolver na sua catequese o tema: a Igreja. Nessa audiência o Papa disse que: “Ninguém se torna cristão por si mesmo” e afirmou que ser cristão é pertencer à Igreja.

O Santo Padre, logo no início da sua intervenção, nessa quarta feira, 25 de junho, lançou a ideia fundamental da sua catequese deixando claro que “não estamos isolados, nem somos cristãos por conta própria.” Quando afirmamos que somos cristãos estamos a dizer que pertencemos à Igreja.

“A nossa identidade é pertença.”

Se acreditamos, se sabemos rezar, se conhecemos o Senhor e O reconhecemos nos nossos irmãos é porque outros, antes de nós, viveram a fé e no-la transmitiram e ensinaram – afirmou o Papa Francisco recordando todos aqueles que nas nossas famílias e nas comunidades nos transmitiram a fé.

“Ninguém se torna cristão por si mesmo. “

A Igreja é uma grande família – continuou o Santo Padre – na qual uma pessoa é acolhida e aprende a viver como crente, como discípulo de Jesus. Como disse o Papa nesta audiência o caminho da fé vive-se “… não apenas graças a outras pessoas, mas unidos a outras pessoas.”

Segundo o Papa Francisco, por vezes, ouve-se dizer: «Eu creio em Deus, creio em Jesus, mas a Igreja não me interessa…». Estas pessoas creem que podem ter uma relação pessoal, direta, imediata com Jesus Cristo, fora da comunhão e da mediação da Igreja – sublinhou o Santo Padre. Não se pode amar a Deus sem amar os irmãos, não se pode estar em comunhão com Deus sem estar em comunhão com a Igreja e só podemos ser bons cristãos unidos a todos aqueles que procuram seguir Jesus, formando um só povo, um único corpo.

“E isto significa pertencer à Igreja.”

As audiências gerais recomeçam nesta quarta-feira dia 6, sendo que na próxima quarta-feira dia 13 não haverá audiência geral devido à Viagem Apostólica do Papa Francisco à Coreia do Sul. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário