04 agosto, 2014

Papa Francisco aos Escuteiros: “o encontro com Deus vence todos os medos”


(RV) Rezai pela paz na Europa e não tenhais medo de defender os valores cristãos. É o convite que o Papa faz aos Escuteiros europeus numa mensagem publicada neste domingo, por ocasião do quarto encontro internacional – Eurojamboree – que até o próximo dia 10 de agosto reunirá 12 mil Escuteiros na região francesa da Normandia. A 100 anos da eclosão da Primeira Guerra Mundial e a 70 do desembarque das forças aliadas na Normandia, o Papa Francisco escreve: vós sois os protagonistas deste mundo.

“Para conhecer Jesus é necessário caminhar e, percorrendo a estrada, descobre-se que Deus se faz encontrar em diversas formas: por meio da beleza da Criação, quando com amor intervém na nossa história, nas relações fraternas e de serviço que temos com o próximo”. Com a sua mensagem, o Papa Francisco confia aos Escuteiros europeus uma importante missão, nos passos das três etapas pelo pontífice indicadas a eles no Rio de Janeiro: ide, sem medo, para servir. Convida também a todos, fortificados pelo encontro com Deus por meio dos Sacramentos e amparados pelo Seu amor que vence todos os medos, “a anunciar o seu amor até as extremidades da Terra e a servir o próximo nas periferias mais remotas”.

Tantas são as gerações – reconhece o Papa – que devem à pedagogia do Escutismo “o seu crescimento no caminho da santidade, a prática das virtudes e, em particular, a grandeza da alma”. Para isso, ao recordar o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, o Papa Francisco convida-os a rezar por uma Europa unida e em paz, porque – diz o Papa – “vós sois os verdadeiros protagonistas deste mundo e não somente espectadores”.

No fim da mensagem, encoraja todos a não terem medo de enfrentar os desafios que implicam a defesa dos valores cristãos, em particular a defesa da vida, o desenvolvimento, a dignidade da pessoa humana, a luta contra a pobreza, e os tantos outros desafios que se devem encarar todos os dias.

Em cada momento quando o caminho se fizer mais difícil, conclui o Papa, estará ali o amor e o auxílio da Igreja que é mãe para vos ajudar, vós que sois chamados a amar e servir com a alegria e a generosidade próprias da juventude

Sem comentários:

Enviar um comentário