10 agosto, 2020

Pesquisa da Urbaniana investiga vivência da fé em tempos de pandemia

 
 A experiência da pandemia leva a uma reflexão,
enfatiza o diretor da Ius Missionale: "A fé católica é
apenas ritualística ou há algo mais?"   (AFP or licensors)
 
Iniciada em dia 29 de junho, a pesquisa digital será concluída no dia 15 de agosto e irá procurar dar uma resposta a algumas perguntas específicas, como por exemplo: “Como os fiéis leigos viveram a fé, não tendo acesso aos sacramentos? Como os ministros sagrados alcançaram os fiéis quando o contacto físico não foi possível? Como religiosos e religiosas vivenciaram o confinamento físico?”.
Vatican News

“Viver a fé durante a pandemia de Covid-19” é o título da pesquisa online que está a ser realizada pela Pontifícia Universidade Urbaniana em África, Ásia e Oceania, ou seja, os três continentes sob a jurisdição da Congregação para a Evangelização dos Povos, da qual a própria Universidade também depende.

Iniciada em 29 de junho, a pesquisa digital será concluída no dia 15 de agosto e irá procurar dar uma resposta a algumas perguntas específicas, como por exemplo: “Como os fiéis leigos viveram a fé, não tendo acesso aos sacramentos? Como os ministros sagrados alcançaram os fiéis quando o contacto físico não foi possível? Como religiosos e religiosas vivenciaram o confinamento físico?”.

“Nós, católicos - explica o professor Elias Frank, diretor do Ius Missionale, o Anuário da Faculdade de Direito Canónico da Universidade - sempre estivemos acostumados a participar na Celebração Eucarística dominical, da confissão e de outras práticas rituais, mas a Covid-19 transtornou completamente, em muitas nações e sem qualquer aviso, esta vida de fé”, visto que muitos locais de culto foram fechados, por ordem das autoridades governamentais, em observância às normas de saúde anti-contágio.

Mas, continua o professor Frank, “a Igreja é o 'corpo pulsante de Cristo', construída sobre a rocha: o mero fechar de locais de culto não pode abalá-la, nem mesmo a Covid-19. A sua cabeça é Cristo e, portanto, estamos mais do que certos de que a Igreja vencerá todas as tempestades”.

A experiência da pandemia leva a uma reflexão, enfatiza o diretor da Ius Missionale: "A fé católica é apenas ritualística ou há algo mais?"

A pesquisa em andamento, portanto, tem como objetivo "compreender como as pessoas viveram a fé e reagiram ao fechamento de igrejas".

“Pelas respostas - conclui Elias Frank - esperamos entender o que significa, para os fiéis em geral, ser Igreja”.

Pode-se participar na pesquisa preenchendo um formulário específico disponível no seguinte endereço: https://forms.gle/F7Ri5WuoEvJyM3597

Vatican News Service -IP
 

Sem comentários:

Enviar um comentário