05 janeiro, 2020

O Papa no Angelus: o Evangelho não é uma fábula, é a revelação do plano de Deus para nós

 
Praça São Pedro no Angelus  (ANSA)
 
A novidade "chocante" do Natal é que o Verbo eterno se fez carne. Na recitação da oração mariana, Francisco explica como Jesus continua a vir a nós para que cada um possa responder ao chamamento para ser santo na caridade, preservando a gratuiticidade do dom que Deus nos deu.
 
Silvonei José - Cidade do Vaticano
 
Acolher "com alegria e gratidão" o plano divino de amor "para o homem e o mundo", realizado em Jesus Cristo. Esta é a exortação do Papa durante o Angelus deste domingo, na Praça São Pedro, no segundo domingo do Tempo de Natal. 

Novidade chocante

Enquanto continuamos a contemplar o "sinal admirável do Presépio", Francisco convida a "ampliar o olhar" e a tomar “plena consciência do significado do nascimento de Jesus" através das leituras bíblicas deste domingo, em particular a carta de São Paulo Apóstolo aos Efésios e o Evangelho.

A novidade "chocante" do Natal é que o Verbo eterno se fez carne. Na recitação da oração mariana, Francisco explica como Jesus continua a vir até nós para que cada um possa responder ao chamamento para ser santo na caridade, preservando a gratuiticidade do dom que Deus nos deu.


O Evangelho, com o Prólogo de São João, mostra-nos a novidade chocante: o Verbo eterno, o Filho de Deus, "fez-se carne". Ele não só veio para morar entre o povo, mas tornou-se um do povo, um de nós! Depois deste evento, para orientar as nossas vidas, não temos mais apenas uma lei, uma instituição, mas uma pessoa, uma Pessoa divina, Jesus, que guia as nossas vidas, a fazer o caminho porque Ele o fez primeiro.
 

 Papa Francisco

Predestinados a sermos filhos de Deus

São Paulo, continua o Pontífice, abençoa a Deus "pelo seu plano de amor realizado em Jesus Cristo". Neste plano cada um de nós - observa -, encontra a sua "vocação fundamental": somos "predestinados" a sermos filhos de Deus "através da obra de Jesus Cristo". O Filho eterno, se fez carne, portanto, para "introduzir-nos na sua relação filial com o Pai".

A Liturgia deste domingo diz-nos que o Evangelho de Cristo não é uma fábula, não é um mito, nem uma história edificante. O Evangelho de Cristo é a plena revelação do plano de Deus para o homem e para o mundo. É uma mensagem ao mesmo tempo simples e grandiosa, que nos leva a questionar-mo-nos: que projeto concreto o Senhor colocou em mim, atualizando ainda o seu nascimento entre nós? É o apóstolo Paulo que sugere a resposta: "Deus escolheu-nos para sermos santos e imaculados perante Ele na caridade".

Tornar-nos santos no amor

Este, afirma Francisco, é o significado do Natal. "Se o Senhor continua a vir a nós, se continua a dar-nos o dom da sua Palavra", é para que cada um de nós possa responder ao chamamento para  "tornar-nos santos no amor".

Santidade é preservar o dom que Deus nos deu. Só isto: preservar a gratuiticidade. Isto é ser santo. Portanto, quem acolhe a santidade em si mesmo como um dom de graça, não pode deixar de traduzi-la em ações concretas na vida quotidiana. Este dom, esta graça que Deus me deu, eu a traduzo em ação concreta na vida quotidiana, no encontro com os outros. Esta caridade, esta misericórdia para com o próximo, reflexo do amor de Deus, ao mesmo tempo que nos purifica o coração e nos dispõe ao perdão, torna-nos dia após dia "imaculados", mas imaculados não no sentido de que eu removo uma mancha: imaculados no sentido de que Deus entra em nós. O dom, a gratuiticidade de Deus entra em nós e nós a preservamos e a damos aos outros. 

Pôr em prática o compromisso de paz

Após a recitação da oração mariana, o Papa saudou os peregrinos presentes e recordou a solenidade da Epifania nesta segunda-feira e, no primeiro domingo de 2020, renovou a todos os seus desejos "de serenidade e paz no Senhor".

Nos momentos felizes e difíceis, confiemo-nos a Ele, que é a nossa esperança! Recordo também o compromisso que assumimos no Dia de Ano Novo, Dia da Paz: "A paz como caminho de esperança: diálogo, reconciliação e conversão ecológica". Com a graça de Deus, seremos capazes de colocá-lo em prática.



VN

Sem comentários:

Enviar um comentário