24 janeiro, 2020

Fórum das Missões: “Verdadeira grandeza da missão é apontar para Jesus”

No Fórum das Missões que decorreu no Domingo, 19 de janeiro, em Mafra, D. Daniel Henriques pediu aos cristãos para deixarem que a Palavra “provoque”, em cada um, o questionamento sobre o lugar ocupado por Deus, e qual a sua missão no mundo. Para o diretor do Sector da Animação Missionária do Patriarcado, padre Albino dos Anjos, esta iniciativa contribuiu para olhar os “novos paradigmas de missão” que podem enriquecer a Igreja.

Fórum das Missões: "Verdadeira grandeza da missão é apontar para Jesus" 

O balanço do Fórum das Missões 2020 é “extremamente positivo” e marca o trabalho da nova equipa do Sector da Animação Missionária do Patriarcado de Lisboa. “Houve um trabalho prévio de preparação, mobilização a nível de equipa e Patriarcado e a nível local. Sentimos um grande interesse, abertura e curiosidade em relação a estas temáticas missionárias”, frisa, ao Jornal VOZ DA VERDADE, o diretor do departamento, padre Albino dos Anjos, dos Missionários da Boa Nova. Para este responsável, a iniciativa que decorreu no passado Domingo, 19 de janeiro, no Convento de Mafra, é “um sinal” da necessidade de olhar para “estes novos paradigmas de missão” como um “enriquecimento para a própria Igreja e, neste caso, para o Patriarcado de Lisboa”. “Isso é um elemento muito importante para o trabalho que queremos fazer daqui para a frente”, garantiu.
Ao longo do dia, foi possível visitar, no claustro sul, os 18 expositores que apresentaram projetos missionários, na sua maioria ligados a leigos. “Através deste facto, percebemos que os leigos, por si, estão a ter um trabalho fora e dentro da nossa diocese. Há coisas muito bonitas a serem feitas na diocese”, observou o padre Albino.

“Batizados e enviados”
Depois do acolhimento, o Bispo Auxiliar de Lisboa D. Daniel Henriques exortou os cristãos, na homilia da Missa, a viverem a “dimensão fundamental do nosso Batismo: sermos missionários, discípulos enviados”, numa referência ao tema do Fórum das Missões: ‘Batizados e Enviados’. “Mas podemos perguntar: ‘qual é a nossa missão?’ e, antes, ‘O que é isto, a missão?’. É dar a conhecer o amor de Deus por cada um de nós e como esse amor se manifestou em Nosso Senhor Jesus Cristo. É anunciar o Evangelho, a Boa Nova da salvação para todos os povos, é ensinar à maneira de Jesus, acolhendo a vontade do Pai em nós”, precisou o Bispo Auxiliar, que foi diretor do Sector da Animação Missionária até à sua nomeação episcopal, em outubro de 2018.
A celebração na igreja da Basílica de Mafra foi animada com cânticos e danças africanas que acentuaram a “diversidade” e “universalidade” da Igreja. “Na forma como estamos a celebrar a Eucaristia, percebemos a beleza da Igreja na sua universalidade. A Igreja tem esta diversidade, na forma como em todo o mundo se reza e se louva o Senhor, unidos na mesma fé”, referiu D. Daniel Henriques, apontando a Palavra de Deus como “alimento” para “conduzir interiormente, no caminho da Santidade”. “Na Carta Apostólica que institui o ‘Domingo da Palavra’ [celebrado neste Domingo, 26 de janeiro], o Papa Francisco fala da importância de destacar a Palavra de Deus. Ela não é, simplesmente, mais um momento da Missa. Nós acolhemos o Senhor na sua Palavra”, acrescentou.


  • Leia a reportagem completa na edição do dia 26 de janeiro do Jornal VOZ DA VERDADE, disponível nas paróquias ou em sua casa.
Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário