27 janeiro, 2020

JMJ em Lisboa foi anunciada há um ano. O que está a ser feito? (c/ vídeo)

Na data (27 de janeiro) que assinala um ano do anúncio de Portugal como a próxima sede da Jornada Mundial da Juventude, o Comité Organizado Local da JMJ Lisboa 2022 dá a conhecer o trabalho que está a ser feito e perspetiva a peregrinação de “centenas de jovens” a Roma, no próximo Domingo de Ramos, para trazerem para Portugal a cruz e o ícone da JMJ.


O coordenador geral para o setor logístico-operativo da JMJ Lisboa 2022, D. Américo Aguiar, destaca a colaboração “entusiasta” que tem sentido por parte das autoridades civis durante este último ano de preparação, “entre as quais a Presidência da República, o Governo, vários ministérios, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures”, aponta um comunicado. Este responsável acrescenta ainda que na estrutura do Comité Organizador Local (COL) foram criadas “sete equipas de trabalho, compostas por vários sacerdotes e um número imenso de leigos que têm vindo a trabalhar nas áreas mais diversas da logística, do acolhimento, da parte financeira e da parte pastoral”, adianta.

Entrega dos símbolos da JMJ

O COL da JMJ Lisboa 2022 está “empenhado” na peregrinação para a entrega dos símbolos da JMJ que irá decorrer em Roma, no Domingo de Ramos, dia 5 de Abril. A organização avança que “recebeu largas centenas de inscrições de jovens de todo o país”. “São muitos os que querem encontrar-se com o Papa Francisco para, juntamente com D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, trazerem para Portugal a cruz – entregue por São João Paulo II aos jovens do mundo inteiro, em 1984 – e o ícone de Nossa Senhora”, refere D. Américo Aguiar, apontando que, após essa data, os símbolos vão iniciar uma peregrinação pelos países africanos de língua oficial portuguesa e também por Espanha.
O próximo Domingo de Ramos em Roma vai marcar também o início de uma “presença mais efetiva junto dos portugueses, através dos media e das redes sociais”, revela o Bispo Auxiliar de Lisboa.

Voluntariado
“Temos sido contactados por jovens do mundo inteiro que querem fazer voluntariado, uns imediatamente e outros mais em cima da data da Jornada Mundial da Juventude”, revelou D. Américo Aguiar, garantindo que, brevemente, “através do site e das aplicações que surgirão será fácil a cada jovem poder disponibilizar-se para ser voluntário” e que todas as idades, são chamados a colaborar. “Vamos precisar de muitos voluntários que façam traduções. Há muitas pessoas que estão numa fase da vida mais calma, até porventura aposentados, e que são profissionais da área da tradução ou viveram em países estrangeiros, e que podem ser magníficos voluntários a trabalhar com a organização”, exemplifica o responsável pelo setor logístico-operativo da JMJ Lisboa 2022.

Concursos do Logo e do Hino da JMJ
Os concursos para o logo e hino da JMJ Lisboa 2022 encontram-se, neste momento, no processo de seleção dos vencedores. Segundo o comunicado do COL da JMJ Lisboa 2022, no concurso para o símbolo participaram centenas de candidatos, provenientes de 30 países, representando os cinco continentes. “A triagem e a avaliação destes trabalhos foi feita, primeiramente, por uma equipa da Universidade Católica Portuguesa que selecionou as 21 melhores propostas. Estas serão agora avaliadas por profissionais da área do marketing e da comunicação. Serão também auscultados alguns jovens ao longo do processo”, revela a nota.
Para o concurso que vai escolher o hino da JMJ Lisboa 2022, foram recebidas mais de uma centena de candidaturas que se encontram a “ser analisadas por um júri, composto por profissionais ligados à área da música e das artes”. “Em breve, serão divulgados os vencedores de ambas as competições”, acrescenta a nota que concluiu com um agradecimento a todos pelo “empenho” e “disponibilidade demonstrada na organização da JMJ Lisboa 2022”.

 
Patriarcado de Lisboa
 

Sem comentários:

Enviar um comentário