25 outubro, 2014

Vou à Turquia para superar obstáculos com os ortodoxos – o Papa Francisco à Fundação “Lumen”

RealAudioMP3

(RV) Na manhã desta sexta-feira, 24 de outubro, o Papa Francisco recebeu em audiência uma delegação da Fundação ‘Lumen’, que reúne os cristãos de tradição oriental nos Estados Unidos da América.
Quarenta e cinco membros desta Fundação estão de passagem por Roma no âmbito de uma peregrinação ecuménica, liderados pelo Metropolita, Kàllistos de Diokleia. Nascido na Inglaterra há 80 anos, Kàllistos entrou na Igreja Ortodoxa aos 24 anos e tornou-se Metropolita em 2007. É muito ativo no campo do diálogo pela unidade dos cristãos.
No discurso que dirigiu aos membros desta instituição o Santo Padre referiu-se à sua próxima viagem à Turquia em novembro:

A visita do bispo de Roma ao Patriarcado Ecuménico, e este novo encontro entre o Patriarca Bartolomeu e a minha pessoa serão sinal da profunda relação que une as sedes de Roma e Constantinopla e do desejo de superar, no amor e na verdade, os obstáculos que ainda nos dividem.
O Papa Francisco referiu ainda que com esta viagem quer fazer memória de João XXIII e João Paulo II. O exemplo destes dois santos “é seguramente iluminante para todos nós, porque eles testemunharam sempre uma ardente paixão pela unidade dos cristãos” – afirmou o Papa Francisco que no final desta audiência pediu para que rezassem para que por intercessão dos seus dois santos predecessores, possa desenvolver o ministério de bispo de Roma “ao serviço da comunhão e da unidade da Igreja seguindo em tudo a vontade do Senhor”. (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário