16 janeiro, 2014

Escândalos com bispos, padres e leigos são uma vergonha para a Igreja – o Papa na missa em Santa Marta

RealAudioMP3
 
(RV) Os escândalos na Igreja acontecem porque não existe uma relação viva com Deus e com a sua Palavra – afirmou o Papa Francisco - e estes escândalos são uma vergonha para a Igreja. Na Missa em Santa Marta a leitura do dia e o salmo responsorial contam-nos a derrota dos israelitas perante os filisteus. O Papa Francisco observou que o Povo de Deus naquela época tinha abandonado o Senhor. Os israelitas utilizaram a “arca da aliança” como se fosse algo mágico contra os filisteus e perderam. Ao mesmo tempo, o sacerdote Eli era um “morno” e os seus filhos, também eles sacerdotes, eram uns corruptos e assustavam o povo. O Santo Padre aproveitou para refletir sobre os escândalos da Igreja:

“Esta passagem da Escritura faz-nos pensar como é a nossa relação com Deus, com a Palavra de Deus: é uma relação formal? É uma relação longínqua? A Palavra de Deus entra no nosso coração, muda o nosso coração, tem este poder, ou não, e é apenas uma relação formal? Mas o coração está fechado àquela Palavra! E leva-nos a pensar a tantas derrotas da Igreja, a tantas derrotas do Povo de Deus simplesmente porque não sente o Senhor, não procura o Senhor, não se deixa procurar pelo Senhor!”

“Mas envergonhamo-nos? Tantos escândalos, que eu não quero mencionar singularmente, mas todos sabemos... Sabemos onde estão! Escândalos, alguns que fizeram pagar tanto dinheiro ... e está bem... tem que se fazer assim... Mas é a vergonha da Igreja! Mas envergonhamo-nos com aqueles escândalos, daquelas derrotas de padres, de bispos, de leigos? A Palavra de Deus naqueles escândalos era rara; naqueles homens e naquelas mulheres a Palavra de Deus era rara! Não tinham uma relação com Deus! Tinham uma posição na Igreja, uma posição de poder, mesmo de comodidade. Mas a Palavra de Deus, não! ‘Mas eu tenho uma medalha, eu levo uma Cruz... Sim como estes levavam a arca! Sem uma relação viva com Deus e com a Palavra de Deus! Recordo-me daquela Palavra de Jesus para aqueles para quem vêm os escândalos... E aqui houve escândalo: Toda uma decadência do Povo de Deus, até à debilidade, à corrupção dos sacerdotes.”

O Papa Francisco concluiu a sua homilia dirigindo o seu pensamento ao Povo de Deus:

“Pobre gente! Pobre gente! Não damos a comer o pão da vida; não damos a comer – naqueles casos – a verdade! E, tantas vezes, damos mesmo comida envenenada!”
“Peçamos ao Senhor que nunca esqueçamos a Palavra de Deus, que é viva, que ela entre no nosso coração e não esqueçamos nunca o santo povo de Deus, que nos pede uma comida forte.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário