10 janeiro, 2014

A fé é vitória – o Papa na missa desta sexta-feira exortou os cristãos a não se darem por vencidos e a confiarem em Deus


(RV) Na missa desta sexta-feira na Capela da Casa de Santa Marta o Papa Francisco desenvolveu a sua homilia a partir da passagem da Primeira Carta de S. João em que o Apóstolo insiste na expressão: “permanecer no Senhor”, para amar Deus e o próximo. Este permanecer no amor de Deus é obra do espírito Santo e da nossa fé e, segundo o Papa Francisco, produz um efeito concreto:
Quem quer que permaneça em Deus, quem quer que tenha sido gerado por Deus, quem quer que permaneça no amor vence o mundo e a vitória é a nossa fé. Da nossa parte, a fé. Da parte de Deus – por este permanecer – o Espírito Santo, que faz esta obra de graça. Da nossa parte, a fé. É forte! E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé! A nossa fé pode tudo! É vitória! E seria belo que o repetíssemos, também nós, porque tantas vezes somos cristãos vencidos, que não acreditam nisto, que a fé é vitória; que não vivam esta fé, porque se não se vive esta fé, somos vencidos pelo mundo, o príncipe do mundo.

A fé é confessar Deus, mas o Deus que se nos revelou, desde o tempo dos nossos pais até hoje; o Deus da história. E isto é aquilo que nós todos os dias recitamos no Credo. E uma coisa é recitar o Credo com o coração, outra é fazê-lo como os papagaios, não é? Creio, creio em Deus, creio em Jesus Cristo, creio... Eu creio naquilo que digo? Esta profissão de fé é verdadeira ou digo-a de memória, porque se tem que dizer? Ou creio pela metade? Confessar a fé! Toda , não uma parte! Toda! E esta fé, guarda-la toda, como chegou até nós, pelo caminho da tradição: toda a fé! E como posso saber se confesso bem a fé? Há um sinal: quem confessa bem a fé, toda a fé, tem capacidade de adorar, adorar Deus.”

Nós sabemos fazer pedidos ao Senhor – afirmou o Santo Padre - mas, adorá-lo, louvá-lo é mais do que isso. Só quem tem uma fé forte é capaz da adoração é capaz de se confiar ao Senhor. Tal como fez S. Paulo num momento difícil da sua vida, também os homens e as mulheres devem confiar em Deus – concretizou ainda o Papa Francisco:

O homem ou a mulher que tem fé confia em Deus: confia! Paulo, num momento escuro da sua vida dizia: ‘Eu sei bem a quem me confiei’. A Deus! Ao Senhor Jesus! Confiar-se: e isto leva-nos à esperança. Assim como a confissão da fé nos leva à adoração e ao louvor de Deus, o confiarmo-nos a Deus leva-nos a uma atitude de esperança. Há tantos cristãos com uma esperança com demasiada água, não é forte: uma esperança débil. Porquê? Porque não têm a força e a coragem de confiar no Senhor. Mas se nós cristãos acreditamos confessando a nossa fé, e confiando-nos a Deus, ao Senhor, seremos cristãos vencedores. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé!” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário