11 janeiro, 2014

50 anos de colaboração cultural com as Igrejas Ortodoxas evocados pelo Papa Francisco

RealAudioMP3
 
(RV) Faz agora 50 anos que, ainda antes da conclusão do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI instituiu uma Comissão Católica para a Colaboração Cultural com as Igrejas Ortodoxas e as Igrejas Ortodoxas Orientais – sob a responsabilidade do Conselho Pontifício para Promoção da Unidade dos Cristãos. Este aniversário foi recordado neste sábado de manhã pelo Papa Francisco, ao receber os membros desta Comissão, liderados pelo cardeal Kurt Koch, responsável por aquele dicastério do Vaticano, e acompanhados por um grupo de benfeitores da instituição (foto).

“O caminho de reconciliação e de renovada fraternidade entre as Igrejas, admiravelmente marcado pelo primeiro histórico encontro entre o Papa Paulo VI e o Patriarca ecuménico Atenágoras, tinha necessidade também de experiências de amizade e de partilha que nascessem do conhecimento recíproco entre expoentes das diversas Igrejas e em particular entre os jovens orientados para o sagrado ministério”.

Foi assim que, por iniciativa da Secção Oriental do então Secretariado para a promoção da unidade dos cristãos – explicou o Papa Francisco – surgiu esta Comissão, que ainda hoje, como já então, graças ao contributo de generosos benfeitores, distribuiu bolsas de estudo a clérigos e leigos, provenientes das Igrejas Ortodoxas e das Igrejas Ortodoxas Orientais, que desejam completar os seus estudos teológicos em instituições académicas da Igreja Católica e apoia outros projectos de colaboração ecuménica. O Santo Padre agradeceu a todos os benfeitores e aos membros da Comissão pelo seu precioso contributo.

Ao longo destes 50 anos, foram centenas os jovens ortodoxos que puderam realizar estudos superiores nas Universidades Pontifícias de Roma e não só. Neste momento são 50 estes bolseiros que frequentam Institutos Superiores da Igreja em Roma e cinco no Instituto Católico de Paris. A Comissão financiou diversos projectos de colaboração, sobretudo na Rússia, Grécia, Ucrânia, Bielorrússia e Líbano.

Sem comentários:

Enviar um comentário