22 janeiro, 2014

Cristo é unidade e comunhão, não divisão – na audiência geral o Papa apelou para a Paz na Síria: “… que o Senhor toque o coração de todos

RealAudioMP3

(RV) Na audiência geral desta quarta-feira a catequese do Papa Francisco foi sobre a Unidade dos Cristãos cuja semana está a decorrer até ao próximo sábado dia 25 em que se festeja a Conversão de S. Paulo:

“Todos os anos, um grupo ecuménico de uma região do mundo sob a guia do Conselho Ecuménico das Igrejas e do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, sugere o tema e prepara subsídios para a Semana de Oração. Este ano tais subsídios provêm das Igrejas e Comunidades Eclesiais do Canadá e fazem referência à questão formulada por São Paulo aos cristãos de Corinto: ‘Estará Cristo dividido?”

Perante esta questão feita por S. Paulo aos cristãos de Corinto o Papa Francisco responde decididamente que não. De certeza que não. O nome de Cristo cria comunhão e unidade, não a divisão.

“Mas o nome de Cristo cria comunhão e unidade e não e divisão! O Batismo e a Cruz são elementos centrais do discipulado cristão que temos em comum. As divisões, ao contrário, debilitam a credibilidade e a eficácia do nosso empenho de evangelização e arriscam esvaziar a Cruz da sua força.”
As Igrejas e comunidades cristãs do Canadá convidam, nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos neste ano de 2014 – continuou o Santo Padre - a não pensarmos naquilo que poderíamos dar aos nossos vizinhos cristãos, mas a encontrarmo-nos para compreendermos aquilo que cada uma das comunidades pode receber das outras. Para isso, requer-se humildade, reflexão e contínua conversão.

Segundo o Papa Francisco, é coisa boa reconhecer a graça com que Deus nos abençoa e, mais ainda, encontrar nos outros cristãos algo de que temos necessidade, algo que podemos receber como um dom dos nossos irmãos e irmãs.

No final da sua catequese o Papa Francisco saudou também os peregrinos de língua portuguesa presentes na Praça de São Pedro:

Saúdo cordialmente os peregrinos de língua portuguesa, especialmente os sacerdotes da diocese brasileira de Catanduva: obrigado pela vossa presença e sobretudo pelas vossas orações! À Virgem Maria confio os vossos passos ao serviço do crescimento rumo à unidade do Povo de Deus. Sobre vós, vossas famílias e paróquias desça a Bênção do Senhor!”
No final da audiência o Papa Francisco lançou um apelo para a Paz na Síria no dia em que se inicia em Montreux na Suíça uma Conferência Internacional que abre caminho às negociações de paz que começarão na próxima sexta-feira, 24 de Janeiro:

Peço ao Senhor que toque o coração de todos para que, tentando unicamente o bem maior do povo sírio, tão sofrido, não se poupem a esforços para alcançarem com urgência a cessação da violência e o fim do conflito, que já causou demasiados sofrimentos. Desejo para a nação síria um caminho decidido de reconciliação, de concórdia e de reconstrução com a participação de todos os cidadãos, onde cada um possa encontrar no outro não um inimigo, não um concorrente, mas um irmão para acolher e abraçar.

O Papa Francisco a todos deu a sua bênção!


Sem comentários:

Enviar um comentário