10 novembro, 2013

Estamos em peregrinção rumo à plenitude da vida. O Amor de Deus é eterno: Papa Francisco na mensagem do Angelus

 
(RV) <>. Esta é, em síntese, a principal mensagem catequética do Angelus pronunciado esta manhã na Praça S. Pedro pelo Papa Francisco.

***

Como de costume aos domingos, às 12,00 horas pontuais (hora de Roma), o Papa Francisco apresentou-se na Janela do Palácio Pontifício, na Praça de S. Pedro repleta de fiéis e peregrinos vindos de todas as partes do mundo para assitir a habitual cerimónia do Angelus. A mensagem do Ângelus é centrada sobre o significado da vida para além da morte, da ressurreição dos mortos. Neste sentido o Papa Francisco começou por recordar que o Evangelho deste domingo apresenta-nos Jesus em discussão com os saduceus que negavam a ressurreição. E é precisamente sobre este argomento que eles dirigem uma pergunta a Jesus com a mera intenção de ridicularizar a fé na ressurreição dos mortos. E partem precisamente do caso imaginário relativo ao tema do levirato: da mulher que teve sete maridos, todos eles mortos um atrás do outro e perguntam a Jesus a quem pertencerá esta mulher após a sua morte.
<>.

Mas logo após ter dado esta resposta, observa o Papa Francisco, Jesus, servindo-se das Sagradas Escrituras passa ao contrataque com semplicidade e com uma originalidade que nos deixam cheios de admiração para com o nosso Mestre, o único Mestre. A prova da ressurreição Ele o encontra no episódio da sarça ardente na qual Deus se revela como Deus de Abrãao, de Isac e de Jacob. O Nome de Deus está ligado aos nomes dos homens e das mulheres com os quais Ele se relaciona e esta relação é muito mais forte do que a morte. Eis a razão porque Jesus afirma que Deus não é um Deus dos mortos, mas dos vivos porque todos vivem para Ele.
<>.

Portanto na vida além da morte, acontecerá tudo o contrário daquilo que imaginavam os saduceus: não é esta nossa vida que servirá de referência à eternidade, mas pelo contrário, é a eternidade a iluminar e dar esperança a vida terrena de cada um de nós. Contemplada únicamente com os olhos humanos somos levados a considerar que a nossa vida, a vida humana caminha rumo à morte. Jesus porém, recorda o Papa, transforma pelo contrário essa visão pessimista da vida e afirma que a nossa peregrinação vital vai da morte à vida. Por conseguinte, “nós, diz o Papa, caminhamos rumo á plenitude da vida e é precisamente essa plenitude da vida que nos ilumina diárimante na nossa vida . Daí a importância de acreditar na esperança da ressurreição que nos é dada graças à fidelidade de Deus: a “fidelidade de Deus é eterna, disse o Papa Francisco.

Após a recitação do Angelus, o Papa Francisco anunciou que hoje, em Paderborn, na Alemanha, será proclamada Beata, Maria Teresa Bonzel, fundadora da Congregação das Pobres Irmãs Franciscanas da Adoração Perpétua, que viveu no século XIX . A Eucaristia constituía a fonte da qual tirava energia espiritual para se dedicar mediante uma caridade incansável ao serviço dos mais necessitados.

<>.

Finalmente com o mesmo pesar o Papa Francisco recordou a o sexagésimo aniversário da chamada “Noite dos cristais” relativa as violências que ocorereram na noite entre 9 – 10 de novembro de 1938 contra os Hebreus e que abriu o caminho ao triste fenómeno histórico da Shoa. Neste sentido, disse o Papa Francisco, renovamos a nossa aproximação e solidariedade ao pobo hebraico e rezemos a Deus para que a memória do passado nos ajude a ser cada vez mais vigilantes contra todo o tipo de ódio e de intolerância.

RealAudioMP3

Sem comentários:

Enviar um comentário