13 setembro, 2013

As intrigas são criminosas porque matam Deus e o próximo – o Papa Francisco na Missa desta Sexta-Feira em Santa Marta

RealAudioMP3
 
(RV) “Quem fala mal dos outros é um hipócrita que não tem a coragem de olhar para os próprios defeitos” – esta a principal mensagem da meditação matinal do Papa Francisco na Eucaristia em Santa Marta. O Santo Padre voltou a falar das intrigas que, em alguns casos, têm quase uma dimensão criminal. E quem o faz imita Caim. E Jesus lança-nos a palavra chave: “hipócrita”:

“Aqueles que vivem julgando próximo, falando mal do seu próximo, são hipócritas, porque não têm a força, a coragem de olhar os seus próprios defeitos. O Senhor não diz, sobre isto, muitas palavras. E, assim, dirá mais à frente que aquele que tem no seu coração um pouco de ódio contra o irmão é um homicida... Mesmo o Apóstolo João, na sua Primeira Carta, di-lo bem claro: aquele que odeia o seu irmão, caminha nas trevas; quem julga o irmão caminha nas trevas.”
“Um cristão homicida... Não o digo eu, eh! Quem o diz é o Senhor. E sobre este ponto, não há lugar para cambiantes. Se tu falas mal do teu irmão, matas o teu irmão. E nós, cada vez que o fazemos, imitamos o gesto de Caim, o primeiro homicida da história.”
O Papa Francisco pediu para que neste tempo em que se fala tanto de guerras e se pede tanto que haja paz “é necessário que tenhamos um gesto de conversão”...

“Paulo foi um pecador forte e diz de si o seguinte: ‘Antes era um blasfemo, um perseguidor e um violento. Mas comigo foi usada misericórdia’. Talvez nenhum de nós seja blasfemo, talvez... Mas se algum de nós faz intriga, seguramente é um perseguidor e um violento. Peçamos para nós e para toda a Igreja, a graça da conversão da criminalidade das intrigas ao amor, à humildade, à mansidão do amor para com o seu próximo.” (RS)

Sem comentários:

Enviar um comentário