27 setembro, 2013

“Acompanho o Senhor até à Cruz?” – o Papa responde que só quem se humilha com alegria e paciência pode acompanhar Jesus

RealAudioMP3

(RV) A prova do cristão está na sua capacidade de suportar as humilhações com alegria e paciência – esta é a ideia principal da meditação matinal do Papa Francisco na Missa em Santa Marta.

Na homilia desta sexta-feira o Santo Padre falou de “tentações do bem-estar espiritual” que impedem de amar a Cristo. É o perigo dos cristãos mornos... dizer sim mas só até um certo ponto. Partindo do Evangelho de Lucas no episódio em que Jesus pergunta aos discípulos sobre a opinião das pessoas sobre quem ele é, e que depois também questiona-os, a eles seus discípulos, sobre o mesmo assunto, esta pergunta, diz o Santo Padre, é diretamente para cada um de nós. Desta forma, quem é para nós Jesus Cristo? Pedro respondeu que Ele era o Cristo de Deus...“Foi o Espírito Santo a tocar o coração de Pedro para dizer quem é Jesus” – continuou o Santo Padre – que referiu o facto de Jesus ter logo aí anunciado a sua Paixão, Morte e Ressurreição. E aqui o Papa Francisco recordou a reação de Pedro que de imediato se apressou a declarar que nada aconteceria a Jesus, como podemos ler no Evangelho de S. Mateus. Eis, diz o Papa, uma tentação que nos pode acontecer...

“Esta é a tentação do bem estar espiritual. Temos tudo: temos a Igreja, temos Jesus Cristo, os Sacramentos, a Nossa Senhora, tudo, um bom trabalho pelo Reino de Deus; somos todos bons. Porque pelo menos devemos pensar isto, porque se pensamos o contrário é pecado! Mas não basta este bem-estar espiritual até a um certo ponto. Falta esta última unção do cristão para ser um verdadeiro cristão: a unção da Cruz, a unção da humilhação. Ele humilhou-se a si próprio até à morte, à morte de tudo. Esta é a pedra de comparação, a avaliação da nossa realidade cristã: sou um cristão de cultura e bem-estar? Sou um cristão que acompanha o Senhor até à cruz? O sinal é a capacidade de suportar a humilhação.”
O escândalo da cruz continua a bloquear muitos cristãos. Todos querem ressuscitar mas nem todos estão dispostos a fazer o caminho da cruz:

“A avaliação se um cristão é um cristão verdadeiro é a sua capacidade de levar com alegria e paciência as humilhações; esta é uma coisa que não dá prazer...há tantos cristãos que, olhando para o Senhor, pedem humilhações para serem semelhantes a Ele. Esta é a escolha: ou cristão do bem-estar – Estás seguro que irás para o Céu? Estás seguro que te salvarás? – ou o cristão perto de Jesus, pelo caminho de Jesus.” (RS) RealAudioMP3

Sem comentários:

Enviar um comentário