01 dezembro, 2012

"O caminho do Advento nos convida a não ter medo da noite"





ROMA, quinta-feira, 29 de novembro de 2012 (ZENIT.org) – Publicamos a seguir a carta de dom Lorenzo Leuzzi, bispo auxiliar da diocese de Roma e delegado para o Instituto da Pastoral Universitária, dirigida a todos os estudantes das universidades de Roma que participarão na peregrinação de 1º de dezembro até o túmulo do Apóstolo Pedro, presidida pelo papa Bento XVI, em preparação para o Natal.
***

Queridos estudantes universitários,
Ao voltar de Assis, eu pensei muitas vezes, com grande alegria, nos seus rostos serenos e sorridentes: uma nova geração de amigos apaixonados de Jesus, como Francisco e Clara!
Não fazemos nenhum gesto clamoroso: apenas o silêncio da escuta e a alegria de retornar à casa do Pai, que nos vê de longe e corre ao nosso encontro. Francisco estava certo: este é o único e verdadeiro milagre da nossa existência! Mas, em Roma, como geralmente acontece nas grandes cidades, oprimidos por tanto ruído e pelo ritmo dos compromissos e dos ires-e-vires, será possível ainda reviver esse milagre?
Eu tenho certeza de que sim. Mas temos que nos organizar, porque o tempo não é, como dizia Kant, um a-priori. É um presente! Eu não sou o tempo, mas eu estou no tempo e tenho que preenchê-lo para aproveitar a minha vida. E o que pode preencher o meu tempo?
Precisamos, acima de tudo, evitar a desordem e a confusão. Quem vive com eles tem a ilusão de dominar o tempo, mas é o tempo quem na verdade o domina. Há um tempo para cada coisa: tempo para o estudo, para a oração, para a amizade, para a partilha... E há um tempo até para o sono!
Um tempo para dormir? Sim, dormir, porque a noite nos é dada para descansar!
Na minha vida, não me lembro de ter perdido muitas noites, exceto em determinadas circunstâncias de trabalho, como ocorre com tantos irmãos que trabalham à noite para dar assistência à comunidade. Nunca estudei à noite, nunca perambulei pelas noites...  a não ser nas três vezes em que participei da peregrinação noturna ao Divino Amor!
Todo homem, depois de cumprir com fidelidade o seu trabalho, precisa descansar para recomeçar! A primeira reação de alguns é perguntar por que descansar justamente à noite e não durante o dia. Porque o repouso durante a noite nos prepara a surpresa de um novo dia. Escolher dormir durante o dia nos faz perder essa grande alegria!
Meus pensamentos se voltam para a noite de Natal, para o silêncio daquela noite, em que uma luz brilhou: a da visita de Deus. Em muitos mosteiros do mundo, homens e mulheres velam durante a noite com o Senhor, mas o fazem por nós, para nos lembrar que em breve Ele virá e que por isso podemos dormir tranquilos. Eles merecem o nosso muito obrigado!
Mas há também um episódio do Evangelho que nos faz entender a alegria do repouso da noite. Quando Judas, decidido a trair Jesus, saiu do cenáculo, o evangelista João comenta: “e era de noite” (Jo13,30). Nós todos sabemos como Judas viveu aquela sua noite.
É de noite quando o homem quer dormir e tentar esquecer! Ele não dorme por causa do cansaço do trabalho, mas para esquecer o que ele viveu de dia. Ele não espera que o novo dia nasça com alegria, mas tem medo e desânimo.
Assim, ele dorme também de dia; na verdade, ele dorme sempre! Nada mais diferencia o dia e a noite, porque o tempo se torna homogeneo, incolor. Quem confiaria a responsabilidade de liderar uma instituição, uma empresa, uma realidade educacional a quem não consegue dormir e, quando dorme, só dorme para tentar esquecer? Será que crise atual não é causada por homens e mulheres que não se lembram por que vivem na noite e dormem durante o dia?
A resposta, queridos amigos, cabe a vocês, porque vocês assumirão responsabilidades na Igreja e na sociedade. Ai de nós se dissiparmos a noite para nos esquecermos das responsabilidades para com os nossos irmãos! Esta é a grande escolha que está diante de nós: dormir para esquecer ou dormir para recomeçar!
O caminho do advento, que vamos começar com o papa Bento XVI na celebração das primeiras vésperas do primeiro domingo, é um convite a não termos medo da noite, porque o tempo está repleto da Palavra que se fez carne no seio de Maria. No silêncio da noite, a luz brilha e nos vigia, como os pais que guardam o sono dos filhos em casa!
Queridos amigos, esta é a certeza verdadeira da nossa vida. Não corram, não façam barulho, não dêem cotoveladas. Pensem em recuperar o tempo da noite para dormir, em descansar com o Senhor, para que, quando acordarem, o sol os desperte (visitavit nos Oriens ex alto), os ilumine e os guie no novo dia.
O seu hoje não é a repetição do ontem, mas é uma nova etapa rumo à plenitude da sua vida. Não durmam para esquecer; durmam serenos, à noite, porque Deus se fez criança para vocês poderem pegá-lo nos braços. Ele nunca abandonará vocês e, mais importante, nunca os trairá!
É Natal. Para vocês também! Feliz Natal!
+ Lorenzo Leuzzi
Bispo Auxiliar de Roma

Sem comentários:

Enviar um comentário