04 outubro, 2011

Grupo de Oração ou Grupo Carismático de Oração?

.
 Isabel Moraes Marques
Partindo do princípio de que o leitor conhece o Renovamento Carismático, já deve ter feito um Seminário de Vida Nova no Espírito e actualmente participa de um grupo de oração, começamos por lhe fazer uma pergunta prática: o grupo de oração de que participa é um «grupo de oração» ou um «grupo carismático de oração»? Esta mesma pergunta é feita pelo Padre Alírio Pedrini no início do seu livro «Saiba Participar de Grupos Carismáticos», das Edições “Pneuma”, um material a ser usado pelos servidores de grupos de oração para orientar, formar, educar e treinar os participantes, a fim de que as reuniões de oração sejam verdadeiramente carismáticas.
De acordo com o autor, a verdade é que a maioria dos grupos de oração são apenas grupos de oração, não tendo ainda chegado a transformar-se em grupos carismáticos de oração, o que seria ideal: crescer e amadurecer até se tornarem grupos carismáticos. E porquê? O Padre Alírio aponta três respostas:
1. Falta de lideranças espirituais que saibam servir os grupos, ensinando-os, treinando-os, fazendo-os caminhar e amadurecer.
2. Falta de ensino prático e metódico sobre a formação e encaminhamento dos grupos carismáticos, ensino este a ser ministrado nos grupos.
3.  Constante mudança interna dos membros dos grupos, o que impede a caminhada para o profundo, para o crescimento.
O que é, então, um grupo carismático? Há quem defina como carismático aquele grupo onde há a presença de dons carismáticos: profecia, línguas, cântico em línguas, ensino inspirado. Na verdade, estas são manifestações carismáticas mas podem ser apenas manifestações em ”alguma pessoa isolada” e não serem manifestações no grupo, como um todo e para todo o grupo todo. Ensina o Padre Alírio que «grupo carismático» é aquele que é movido e dirigido pelo Espírito, tal como uma pessoa carismática é aquela que é movida e dirigida pelo Espírito. Há pessoas que profetizam, oram em línguas, têm um carisma social, etc., mas não são movidas e dirigidas, no todo das suas vidas, pelo Espírito Santo.
Um Grupo (ou pessoa) movido pelo Espírito é aquela no qual o Espírito se torna o motor que impulsiona, leva em frente, faz progredir, crescer, produzir frutos. Um grupo (ou pessoa) dirigido pelo Espírito é aquele que d’Ele recebe a orientação, a direcção certa a seguir; o Espírito Santo torna-se o condutor. Portanto, grupo carismático (pessoa carismática) é aquela em que o Espírito santificador se torna motor e motorista; as duas coisas, necessariamente. Grupo carismático é aquele em que os participantes, como um todo, se deixam mover e dirigir pelo Espírito. O Espírito não se move e dirige cada pessoa em particular mas o próprio grupo como um todo.
Dentro do grupo, o Espírito Santo serve-se de uns, como instrumentos, para mover e dirigir, para enriquecer e amadurecer, para libertar e curar, para abrir e encorajar, para plenificar e transbordar para os outros. No mesmo grupo carismático, todos transbordam e todos recebem; todos ensinam e todos aprendem; todos servem e todos são servidos. Em tudo isto, é o mesmo Espírito que age e opera em todos, e através de todos, como uma força íntima, discreta e poderosa.
É à medida que o grupo se entrega e torna dócil e maleável, o Espírito Santo movê-lo-á e dirigi-lo-á cada vez com mais eficácia, fazendo necessariamente surgir os frutos e os carismas. Os frutos são produzidos pelo Espírito para a santidade pessoal dos membros e o melhor relacionamento cristão entre eles e com a comunidade; os carismas são dados pelo Espírito como “envio” e como força divina, como poder e instrumento de acção para maior eficácia apostólica.
Para que os grupos se tornem carismáticos é importante, e até imprescindível, que os membros dos grupos sejam orientados, instruídos e treinados por exercícios espirituais programados e progressivos. Não se pode desconhecer a necessidade de mestres espirituais experimentados que, movidos pelo Espírito Santo, nos conduzam pelos caminhos de Deus. Lembremo-nos de Jesus, o Divino Mestre, que ensinava e exercitava os apóstolos nos caminhos da vida nova, por Ele trazida e d’Ele transbordada.
A falta de preparação e as improvisações intermináveis são a causa de tantos grupos começarem e logo acabarem, e de tantos outros estarem a marcar passo. Pelo contrário, a instrução através de exercícios adequados levam os participantes a tornarem-se dóceis e obedientes às inspirações e moções do Espírito, que quer ser a alma das pessoas e dos grupos de oração. Tornando-se alma, o Espírito Santo será, naturalmente, o motor que imprime a força e o condutor que dá direcção correcta a seguir.
Antes de concluir estas reflexões iniciais, básicas mas tão necessárias, o Padre Alírio faz questão de mostrar a distinção entre «grupo de oração» e «reunião de oração»:
- Grupo de oração é o conjunto de pessoas que decidiram reunir-se em torno do Senhor, uma vez por semana, para louvá-l’O, ouvi-l’O, etc.
- Reunião de oração é aquele encontro de uma ou duas horas em que o grupo se reúne para o encontro com o Senhor.
O grupo é formado pelas pessoas e existe desde o dia em que foi iniciado, mesmo quando não reunido; a reunião só existe naquela hora em que os membros do grupo se reúnem. Podemos dizer: o «grupo realiza as suas reuniões de oração em tal dia, em tal lugar».
Louvemos o Senhor por experimentarmos esta graça maravilhosa do Renovamento Carismático na nossa vida. E porque é tão importante progredimos nas coisas de Deus (quem não progride, volta para trás), façamo-nos humildes, pequeninos, e abramo-nos a estes ensinamentos simples que nos vão ajudar a construir uma vida nova esclarecida, bem alicerçada, e sempre na perspectiva de uma caminhada, constante na disponibilidade e se estacionamentos, ao encontro do Senhor que nos diz: «Aprendei de mim».
Revista "Pneuma" n.º 239

Sem comentários:

Enviar um comentário