20 junho, 2010

Um novo tempo no Espírito

Por Michelle Moran
Presidente do Secretariado Internacional
do Renovamento Carismático Católico
in ‘Boletim do ICCRS’

O que o Espírito Santo nos está a dizer do RCC, hoje?

Frequentemente, como presidente do ICCRS, sou solicitada a partilhar sobre a realidade presente do Renovamento no mundo e para onde vejo que o Senhor nos está a conduzir no futuro. Concretamente, o que o Espírito Santo nos está a dizer do RCC, hoje, aqui e agora?
Há cinquenta anos, o Papa João XXIII rezou por toda a Igreja pedindo um novo Pentecostes com a renovação de suas maravilhas. Ao mesmo tempo que a Igreja estava sendo renovada através do Concílio Vaticano II, assistimos ao emergir do Renovamento Carismático.
Esses primeiros anos foram caracterizados por uma nova liberdade no Espírito. Houve conversões profundas e vidas mudadas, na medida que as pessoas recebiam a efusão no Espírito Santo e entravam num ‘relacionamento pessoal’ com Jesus.

O cativeiro dos Israelitas no Egipto e sua libertação

Quando os Israelitas foram libertados da escravidão do Egipto, entraram no deserto onde permaneceram quarenta anos. Esse foi o local para a sua mudança interior e sua formação. Durante esse tempo algumas dessas pessoas se afastaram, ou por causa do pecado, ou pela falta de perseverança ou por distracções ou interesses.
Temos visto isto no Renovamento Carismático a nível mundial na nossa breve história de quarenta anos.

Um novo tempo do Espírito

Após o deserto, o Senhor conduziu o povo de Israel para as margens do rio Jordão, onde eles puderam ver a Terra Prometida.
Sinto que o Renovamento Carismático está aqui neste momento. Estamos no limiar de um novo tempo do Espírito.
Para abraçar o novo tempo, precisamos de ser pessoas de visão para continuarmos a crescer e caminhar em frente. “Por falta de visão, o povo perece” – cf Provérbios 29, 18.
O RCC está crescendo ou morrendo. Não podemos ficar parados. Em alguns locais do mundo, o Renovamento é dinâmico e vibrante. Por exemplo, as conferências do Renovamento ‘Amor em Acção’ na Coreia do Sul, são naquela Nação uma forte corrente de graça fluindo a partir do seu compromisso profundo com a oração de intercessão.
Esta graça pode ser vista através da missão que o Espírito Santo colocou em seus corações, donde existem muitos projectos e serviços assumidos pelos membros do Renovamento. Noutros Países, vários projectos corajosos de evangelização, assim como acções criativas com jovens universitários e do ensino secundário estão sendo realizadas.
Vemos o Senhor fazer maravilhas no nosso meio. Graças a Deus, isto ainda está acontecendo em muitos lugares e nações.

“Por falta de visão o povo torna-se rebelde”

Em contraste ao que referimos, em algumas partes do mundo parece que o Renovamento está perecendo. Ficou velho e cansado. As pessoas parecem passar mais tempo a olhar nostalgicamente para trás, para o que o Senhor fez no passado, em vez de olhar para as novas coisas que o Senhor tem reservado para elas.
Em vez de nos colocarmos profundamente nas mãos do Senhor, tornamo-nos muitas vezes rebeldes, assumimos o controle das coisas que fazemos à nossa maneira. Isto bloqueia o Espírito Santo e falhamos não fazendo a Sua vontade Santíssima. Recordemos S. Paulo advertindo os Gálatas: “Depois de terdes começado no Espírito, quereis agora acabar na carne”- cf Gl 3, 3.

Por falta de visão, o povo vive sem freios

Parece-me que quando não temos orientação para o futuro, as coisas tornam-se monótonas, repetitivas, sem criatividade e acabamos por fazer as coisas olhando só para nós mesmos, desviando toda a nossa actividade do essencial.
Como consequência disto, podemos começar a competir, julgar ou criticar outros grupos e realidades no Renovamento.
Porque há tantas tensões, divisões e problemas de relacionamento no Renovamento quando uma das principais características do Espírito Santo é a unidade? Pode-se ver claramente que há necessidade de arrependimento e reconciliação. Nosso orgulho e nosso comportamento briguento e imaturo têm feito com que todo o corpo se torne mais fraco. Temos de pedir perdão ao Senhor e suplicar-Lhe também que mude os nossos corações.
Só então poderemos prosseguir nossa caminhada com visão na unidade.

Chamamento muito forte para uma intercessão profunda

Sinto que, neste tempo de transição, há um chamamento muito forte para uma intercessão profunda. Muitas batalhas são vencidas pela oração. Através da intercessão, Deus pode mudar o destino de uma nação. Ele pode dar-nos a visão interior, a coragem e a habilidade para agir decisiva e estrategicamente para que Seu reino prossiga.

2017! Jubileu de ouro do Renovamento Carismático

À medida que caminhamos para o jubileu de ouro do Renovamento Carismático, em 2017, precisamos ser guiados passo a passo. Assim como Josué, precisamos ter fé e confiança para clamar pela herança que é nossa e desfaz o trabalho do inimigo.
Esteja pronto, caro amigo do Renovamento, para abraçar este novo tempo com coragem e entusiasmo. Nosso Deus faz novas todas as coisas e nós precisamos estar abertos à renovação do Espírito.
[Nota: os subtítulos são da responsabilidade do Labat]
Labat n.º 105 de Junho de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário