13 maio, 2010

O Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza


Vários símbolos contidos na Bíblia expressam o Espírito Santo. Como a linguagem das palavras e a dos povos muda com os tempos, e a linguagem das coisas não muda, façamos uma reflexão do vento, como símbolo da liberdade do Espírito.

A linguagem simbólica do vento não nos diz o que ele é, mas sim o que faz enquanto um facto real. Sopra. Sentimo-lo, mas não vemos. Não sabemos de onde vem, nem para onde vai, mas vemos os seus efeitos. Não o podemos travar ou parar. Ele é ar em movimento.

Sucintamente, consideremos algumas das funções que a natureza atribui ao vento. Nas manhãs frescas e ventosas de Abril, os agricultores lavram e renovam a terra que fica exposta várias horas para que o vento traga ao de cima os vermes e insectos nocivos para serem comidos pelas aves, deixando a terra mais solta, menos húmida e mais imune para a preparação das sementeiras.

O vento, na primavera, transporta o pólen das flores e das plantas, assim como as sementes das árvores espalhadas pela terra para germinarem.

O vento torna as raízes dos arbustos e das árvores mais sólidas e o tronco mais resistente em seu porte.

O vento quente da primavera dá beleza ao desabrochar da vegetação, da verdura dos campos e das florestas, ao policromado das flores e ao encanto do aroma perfumado da natureza.

O vento produz força geradora, energia eólica e movimento.

O vento conduz tanto aves migratórias pairando nas asas do vento sobre oceanos, como leva aves deslizando amenamente para gozo e admiração nossa.

O vento ajuda actividades marítimas, fluviais e aquáticas. O deslizar num barco à vela é muito diferente da lentidão e esforço de um barco a remos.

Partindo desta linguagem acerca do vento, façamos uma transposição do símbolo do vento e, a partir daí, concentrados nessas imagens, elas nos induzam a conhecer, a viver e a proclamar o amor do Espírito Santo que vem em auxílio da nossa fraqueza.
Espírito Santo sois a suavidade e frescura que tornam nossos corações em boa terra para acolher a semente da Palavra de Deus.

Espírito Santo sois a força confortante que germina o nosso coração em abundantes frutos do Espírito.

Espírito Santo sois a presença consistente que fortaleça nossa vida cristã.

Espírito Santo sois o impulso gerador de uma vida nova para que sejamos autênticos e verdadeiros, resistentes e fortes no amor para com os outros e não como uma cana agitada pelo vento.

Espírito Santo sois a fortaleza e o equilíbrio que nos faz fluir, pairar e caminhar sem temer os perigos e obstáculos.

Espírito Santo acalmai as tempestades para que o barco da nossa vida, navegue pelas águas salvíficas do vosso amor.

Espírito Santo sois a força reconfortante que nunca podemos impedir, pois nos conduzes pelos prados verdejantes da graça, dons, carismas e rios de água viva.

Espírito Santo, assim como o vento impetuoso ou o sopro de brisa suave sois o nosso caminho conforme a necessidade espiritual do nosso coração.

Espírito Santo sois o poder que derruba todos os obstáculos e impedimentos.

Espírito Santo sois a liberdade, o amor, a paz, a esperança, a caridade e a justiça que mergulham nossos corações na imensidão do amor poderoso da Santíssima Trindade, pela fé e pela Palavra.

Espírito Santo princípio germinativo que fecunda a Palavra de Deus em nossos corações.

Espírito Santo sois a alma que verga a nossa servidez dura.

Espírito Santo sois a claridade da nossa fé e do nosso louvor.

Espírito Santo sois a luz do Senhor que nos conforta e é firmeza na nossa fraqueza.

Labat n.º 104 de Maio de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário