11 maio, 2010

Maio, itenerário interior!


No calendário pastoral de Maio há um conjunto de acontecimentos e acções de vivência cristã para a nossa verdadeira identidade de membros do Corpo Místico de Cristo.
É mês de Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe! Da medianeira de todas as graças e das comemorações das aparições de Fátima.
É mês da solenidade de S. José, operário! Homem justo, de pai de família e de trabalhador.
“A família e o trabalho são duas importantes realidades humanas que colocam em evidência a justa hierarquização de pessoas onde a família ocupa o primeiro lugar” (João Paulo II).
É mês da solenidade de S. Matias, Apóstolo. Escutemos a Palavra. Ela nos introduz na intimidade do Pai. “Eu sou a videira” (Jo 15, 1-17).
É mês da festa da Ascensão do Senhor! (Mc 16, 15-20) É a última aparição de Jesus aos seus discípulos. Ela dá o sinal de Sua partida definitiva até ao retorno final. Como nas outras aparições, a Ascensão contém um ensinamento da promessa do dom do Espírito Santo: Aquele que veio sobre Jesus no momento do seu baptismo, descerá também sobre os seus.
É mês da celebração de Pentecostes! (Jo 20, 21-23) O Evangelista coloca-nos na presença de Jesus. “Shallon, a paz esteja convosco…recebei o Espírito Santo”. A bondade é a primeira manifestação e fruto maior do Espírito Santo, como característica da vida divina na vida do homem. Ela faz nascer no coração a ágape, o amor, a cordialidade, a simpatia.
É mês da Solenidade da Santíssima Trindade! É Jesus que nos revela o Pai e nos envia o Espírito.
Que o itinerário espiritual deste mês seja incentivo de nosso crescimento em Igreja.

João Silva
Editorial do Labat n.º104, de Maio de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário