15 abril, 2010

Vimos o Senhor!



 Se vivemos em cheio a Páscoa, nós vimos o Senhor. Vimo-lo em Fé, cheio de Glória.
Foi esta expressão – Vi o Senhor! – que Maria Madalena proclamou depois de falar com quem ela julgava ser um jardineiro, mas logo reconheceu, qual ele pronunciou o seu próprio nome: “Maria” (Jo 20, 11-18).
Mais lentos a reconhecerem o Senhor foram os dois discípulos que vinham de Emaús. Falaram longamente. Sentiram que lhes ardia por dentro o coração e até pediram ao simpático visitante que ficasse com eles. Mas só ao partir do pão o reconheceram. E então, o Senhor desapareceu! (Lc 24, 13-35).
Um outro dia, o Senhor apareceu-lhes de manhã cedo, junto ao Mar Tiberíades, quando os discípulos regressavam de uma longa noite que esperavam fosse de pesca. “Rapazes, tendes alguma coisa para comer?” Resposta: “MÃO”. O Senhor disse-lhes: “Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis”. E logo encontraram. Almoçaram felizes. E a seguir, como sempre, Jesus explicou-lhes muita coisa que eles ainda não haviam entendido (Jo 21, 1-23).
Foi assim que Jesus, a pouco e pouco, foi abrindo o entendimento aos seus discípulos, levando-os a compreender que a felicidade de que a Escritura fala não está onde lhes parecia. A verdadeira porta é estreita. Só a encontrariam pela força do Espírito Santo. Mas mesmo nós, que já O recebemos, ainda falhamos, às vezes, a encontrá-la.
Espírito Santo de Deus, desce sobre mim, cresce em mim, enche a minha verdade, amadurece a minha compreensão, torna feliz a minha vida, faz que me esqueça de mim e só me lembre de ti. Porque só tu és de verdade a minha vida, o meu encanto, o meu amor, o meu futuro, o meu destino.

Ámen, aleluia!

Pe. Luís Archer sj
(Editorial do Labat n.º 103, de Abril de 2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário