30 abril, 2010

Frei Raniero Cantalamessa, em Portugal

.
Frei Raniero Cantalamessa

No dia 18 de Abril, Frei Raniero Cantalamessa, esteve no Auditório Vita (Braga), onde profeririu uma conferência sobre o "VENI CREATOR".

Fr. Raniero Cantalamessa, Franciscano Capuchinho, foi ordenado sacerdote em 1958. Doutor em teologia e em literatura, foi professor de história das origens cristãs na Universidade Católica de Milão e director do Instituto de Ciências Religiosas. Membro da Comissão Teológica Internacional de 1975 até 1981. Em 1977 deixou o ensino académico para dedicar-se inteiramente ao serviço da Palavra de Deus.
Em 1980 foi nomeado Pregador da Casa Pontifícia. Por causa dessa missão, todos os anos pregou em cada semana durante a Quaresma e o Advento na presença do Papa e dos cardeais e dos bispos da Cúria Romana e dos superiores das ordens religiosas.
Foi ordenado sacerdote em 1958. Doutor em teologia e em literatura, foi professor de história das origens cristãs na Universidade Católica de Milão e director do Instituto de Ciências Religiosas. Membro da Comissão Teológica Internacional de 1975 até 1981. Em 1977 deixou o ensino académico para dedicar-se inteiramente ao serviço da Palavra de Deus.
Em 1980 foi nomeado Pregador da Casa Pontifícia. Por causa dessa missão, todos os anos pregou em cada semana durante a Quaresma e o Advento na presença do Papa e dos cardeais e dos bispos da Cúria Romana e dos superiores das ordens religiosas.
Muitas vezes é chamado a fazer conferências e pregar retiros e congressos nacionais e internacionais. Pregou nos retiros mundiais para sacerdotes acontecidos em Roma em 1984 e 1990.
Por ocasião da recordação dos quinhentos anos da chegada dos 'descobridores' na América, pregou um retiro no México para 1500 sacerdotes e 70 bispos de toda a América Latina.
Publicou muitos livros de espiritualidade que foram traduzidos em diversas línguas.
Desde o final de 1980 Frei Raniero Cantalamessa, da Província das Marcas, é Pregador Apostólico. Como tal, todas as sextas-feiras do Advento e da Quaresma, ele propõe uma meditação na presença do Papa, dos cardeais, bispos, prelados e superiores gerais de ordens religiosas.
O título e o serviço do Pregador Apostólico remontam a Paulo IV (1555-1559). Até aquele tempo os Procuradores Gerais das quatro ordens mendicantes (Pregadores ou Dominicanos, Menores ou Franciscanos, Eremitas de Santo Agostinho e Carmelitas) pregavam por turno nos domingos do Advento e da Quaresma.
De Paulo IV em diante, os pregadores apostólicos foram estáveis, escolhidos das diversas ordens religiosas. E, em 1743, o Sumo Pontífice Bento XIV, com o breve Inclytum Fratrum Minorum, reservou esse encargo exclusivamente à Ordem dos Frades Menores Capuchinho.
Fonte: http://www.cantalamessa.org/pt/index.php


Para escutar a Conferência,
clica em:

(Fonte: "AUDITÓRIOVITA")

Sem comentários:

Enviar um comentário