02 agosto, 2013

Educar ao mútuo respeito - mensagem do Papa Francisco aos muçulmanos para a festa do fim do Ramadão


(RV) Foi hoje tornada pública a mensagem do Papa Francisco aos muçulmanos do mundo inteiro por ocasião da Festa do «Id al-Fitr», celebração que encerra o mês do Ramadão, prevista este ano para a noite entre 8 e 9 deste mês de Agosto. O Ramadão é o mês que os muçulmanos dedicam de forma particular ao jejum, oração e esmola.
Veja aqui a mensagem integral do Papa...

"Aos muçulmanos do mundo inteiro:

É para mim um grande prazer dirigir-vos a minha saudação por ocasião da celebração do «Id al-Fitr», que encerra o mês do Ramadão, dedicado principalmente ao jejum, a oração e a esmola.
Tornou-se praticamente tradição que, por esta ocasião, o Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso vos mande uma mensagem de felicitações, acompanhada por um tema proposto para a reflexão comum. Este ano, o primeiro do meu Pontificado, decidi assinar eu mesmo esta mensagem tradicional e enviá-la a vós, queridos amigos, como expressão de estima e amizade por todos os muçulmanos, especialmente aqueles que são líderes religiosos.

Como todos sabeis, quando os Cardeais me elegeram como Bispo de Roma e Pastor Universal da Igreja Católica, escolhi o nome "Francisco", um santo muito famoso, que amou profundamente a Deus e a cada ser humano, até ao ponto de ser chamado "irmão universal". Ele amou, ajudou e serviu os necessitados, os doentes e os pobres; e também teve grande cuidado para com a criação.

Estou consciente de que, neste período, as dimensões familiar e social são particularmente importantes para os muçulmanos, e vale a pena notar que existem certos paralelos em cada uma destas áreas com a fé e a prática cristãs.

Este ano, o tema sobre o qual gostaria de reflectir convosco e com todos os que lerem esta mensagem, e que diz respeito tanto aos muçulmanos como aos cristãos, é a promoção do respeito mútuo através da educação.

O tema deste ano quer destacar a importância da educação na maneira como nos entendemos uns aos outros, na base do respeito mútuo. "Respeito" significa uma atitude de amabilidade para com as pessoas para quem temos consideração e estima. "Mútuo" significa que não se trata dum processo unidireccional, mas algo que é partilhado por ambas as partes. Aquilo que somos chamados a respeitar em cada pessoa é, antes de tudo, a sua vida, a sua integridade física, a sua dignidade e os direitos que dela derivam, a sua reputação, a sua propriedade, a sua identidade étnica e cultural, as suas ideias e as suas opções políticas. Somos, por isso, chamados a pensar, falar e escrever sobre o outro de forma respeitosa, não apenas na sua presença, mas sempre e por todo o lado, evitando críticas injustas ou a difamação. Para conseguirmos este objectivo, têm um papel fundamental a desempenhar a família, a escola, o ensino religioso e todo o tipo de meios de comunicação social.

Passando agora ao respeito mútuo nas relações inter-religiosas, especialmente entre cristãos e muçulmanos, somos chamados a respeitar a religião do outro, os seus ensinamentos, símbolos e valores. Um particular respeito é devido aos líderes religiosos e aos lugares de culto. Quanta dor causam os ataques a uns ou a outros destes!

Claramente, ao mostrarmos respeito pela religião dos outros ou lhes dirigirmos felicitações por ocasião de uma celebração religiosa, simplesmente procuramos partilhar da sua alegria, sem fazermos referência ao conteúdo das suas convicções religiosas.

Quanto à educação dos jovens muçulmanos e cristãos, devemos formar os nossos jovens a pensar e falar das outras religiões e dos seus seguidores de forma respeitosa, evitando denegrir ou ridicularizar as suas convicções e práticas.

Nós todos sabemos que o respeito mútuo é fundamental em qualquer relação humana, sobretudo entre pessoas que professam uma crença religiosa. E’ assim que pode crescer uma amizade sincera e duradoura.
Ao receber o Corpo Diplomático acreditado junto da Santa Sé, a 22 de Março de 2013, eu disse: "Não se podem viver autênticas relações com Deus, ignorando os outros. Por isso, é importante intensificar o diálogo entre as várias religiões, penso antes de tudo no diálogo com o Islão, e apreciei muito a presença, durante a Missa para o início do meu ministério, de muitas Autoridades civis e religiosas do mundo islâmico". Com estas palavras, quis reiterar mais uma vez a grande importância do diálogo e da cooperação entre os crentes, especialmente entre cristãos e muçulmanos, e a necessidade de fortalecê-la.
Com estes sentimentos, renovo a minha esperança de que todos os cristãos e muçulmanos sejam autênticos promotores do mútuo respeito e amizade, particularmente através da educação.
Exprimo-vos, finalmente, os melhores votos e orações para que as vossas vidas possam glorificar o Altíssimo e sejam motivo de alegria para aqueles que vos rodeiam.

Feliz festa para todos vós!

Cidade do Vaticano, 10 de Julho de 2013."

Sem comentários:

Enviar um comentário