26 agosto, 2012

Peregrinação das Relíquias de São João Bosco

A Diocese de Lisboa vai receber, entre os dias 11 e 16 de Setembro, a visita das relíquias de D. Bosco, fundador dos Salesianos e considerado o ‘pai e mestre dos jovens’. Um momento que a Sociedade de São Francisco de Sales considera “um estímulo à santidade”
.

“Fazer memória de um santo, neste caso fazer memória de S. João Bosco na passagem das suas relíquias pela nossa zona, tem por finalidade aproximar-nos de Cristo, em comunhão com a Igreja, prestar culto agradável a Deus e assim poder constituir para nós um estímulo à santidade, segundo a vocação que cada um recebeu”. Este é o sentido religioso da Peregrinação das Relíquias de São João Bosco a Portugal, que decorre de 30 de Agosto a 18 de Setembro. A presença do fundador dos Salesianos em Portugal pretende, ainda, ser um momento de anúncio. “As relíquias de D. Bosco percorrerão a nossa geografia neste tempo de nova evangelização. A Igreja, com esta expressão, quer fazer ver a actual urgência da evangelização num mundo em mudança”, salienta o site criado para esta iniciativa:

A presença em Lisboa começa nos dias 11 e 12, no Estoril, sendo que a 12 estará também em Cascais e Monte Estoril. No dia 13, as relíquias estarão em Manique, enquanto a cidade de Lisboa acolhe a urna de São João Bosco entre 14 e 16 de Setembro.

Festa Juvenil
Os Salesianos são uma congregação religiosa, fundada por D. Bosco em 1859 e cujo nome oficial é Sociedade de S. Francisco de Sales, que tem como missão na Igreja a educação e a evangelização dos jovens. Neste sentido, o colégio Oficinas de S. José, em Lisboa, acolhe no dia 15 de Setembro, a partir das 10h30, a Festa Juvenil com o ‘pai e mestre dos jovens’, organizada pela Delegação da Pastoral Juvenil Salesiana, com a colaboração do Serviço da Juventude do Patriarcado de Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário