18 dezembro, 2009

Vem, Espírito criador!



Para celebrar a 100ª edição do Labat, nada me pareceu tão oportuno como falar do Espírito Santo e, sobretudo, dar a conhecer um precioso livro, que é um conjunto de meditações, que todos devíamos meditar e saborear, acerca do Hino “Veni creator”.

O livro foi escrito pelo P. Raniero Cantalamessa, padre capuchinho, pregador há muitos anos da Casa Pontifícia, ou seja, do Santo Padre e daqueles que mais de perto trabalham com ele, como vários Cardeais.
Homem insigne em sabedoria bíblica, homem de uma profunda espiritualidade que, como afirmou o Papa no prefácio do livro: “ No diligente tratamento dos textos nunca, porém, o Autor, se detém na mera esfera do histórico; no passado ele vislumbra o presente, de tal modo que, conceitos aparentemente muito distantes, tornam-se subitamente práticos e convertem-se em orientações realizáveis na nossa vida.

A Obra, embora concebida como comentário ao hino consagrado ao Espírito Santo ‘Veni Creator Spiritus’, da autoria do teólogo alemão medieval Rábano Mauro (780-856), não é uma obra sobre o Espírito Santo”. Quem lê estas palavras do actual Papa não pode deixar de ficar com desejo e gosto de ler a grande Obra do Padre Cantalamessa, publicado pelo Apostolado da Oração, Braga, num volume bem apresentado e rico de conteúdo, à venda nas livrarias.

Cada capítulo tem um título que é uma pequena oração tirada do Hino, mas o autor tomando o ensinamento de muitos teólogos e dos Santos Padres da Igreja, recheia o capítulo de muita sabedoria.

Examina, faz rezar o Espírito Santo, mistério de força e de ternura, Criador que transforma o caos em cosmos, que renova, em nossos dias, os primórdios do primeiro Pentecostes, que nos ensina a tornar-nos paráclitos, que ensina a fazer da nossa vida um dom, que nos comunica a vida divina, que nos livra do pecado e da tibieza, que nos faz vivenciar o amor de Deus, que nos comunica o odor da caridade de Cristo, que adorna a Igreja com imensidão dos carismas, que nos transmite a força de Deus, que dá sustento à nossa esperança, que dá força ao nosso anúncio, que nos conduz à verdade total, que nos faz passar do amor a nós mesmos ao amor de Deus, que prepara a redenção do nosso corpo, que nos assegura a vitória sobre o maligno, que nos concede a magna paz de Deus, que nos conduz ao discernimento espiritual, que infunde em nós o sentimento da filiação divina, que nos ensina a proclamar ‘Jesus é o Senhor’, que nos ilumina sobre a mistério da sua Pessoa.

É esta série maravilhosa de pequenos capítulos sobre o Espírito, fonte de vida e de santidade, água divina que lava e purifica, fogo que incendeia em nós o amor, que o P. Cantalamessa, com arte e sabedoria nos faz rezar.

Temos neste belo e precioso e livro uma verdadeira Summa teológica e espiritual sobre o Espírito Santo. O estilo, porém, não é o de um tratado de teologia, mas sim o da linguagem inspirada, que recorre aos símbolos, às imagens, ao canto, à poesia, à liturgia, à profecia e aos modelos de santidade.

Deste modo, o P. Raniero Cantalamessa - um dos maiores conhecedores da teologia do Espírito - revela-se um mestre na arte de entusiasmar cada leitor a um encontro verdadeiro e pessoal com o Espírito Santo. E todos precisamos de ter este contacto com o Espírito, que nos habita, que faz morada em nosso coração.

Ele é o Mestre interior, que reza em nós e nos ensina a rezar, é a sabedoria do Alto que nos ilumina a inteligência, é a força do Alto que nos pode fazer vencer tentações, levar a cruz de cada dia, ter vitória sobre o mal, e o Maligno. Sem esta comunhão com o Espírito não há verdadeira oração, não há vivência sacramental séria, não sabemos escutar a Palavra, não teremos a graça da união íntima com Deus.

Depois da Ascensão o Espírito Santo é o grande agente da vida e da santidade da Igreja e de cada um de nós. É Ele que nos cura, nos lava, nos purifica em ordem à santidade, à comunhão com Deus.

O Hino sobre o qual escreveu o Padre Catalamessa, da liturgia da Solenidade de Pentecostes, como prolongada e solene invocação do Paráclito, faz-nos compreender melhor as insondáveis riquezas do Espírito, como Pessoa divina, da sua acção e presença na história da salvação e na vida da Igreja e na nossa vida pessoal.

Sem devoção ao Espírito não nos abrimos à luz divina, não somos conduzidos nos caminhos da santidade, não temos a graça de viver de um modo evangélico, de saborear a Palavra de Deus, que é Palavra inspirada, não somos capazes de caminhar até à união mística. Só o Espírito, dom e graça do Alto, Deus verdadeiro, igual ao Pai e ao Filho, nos pode fazer realizar a maravilha da vida cristã.

Ter nas mãos este precioso livro do P. Catalamessa, saborear os seus ensinamentos, meditar com cuidado cada capítulo, tirar lições para a vida, fazer dele partilha na oração e nas reuniões, será um dos modos mais eficazes e mais felizes de celebrar o nº 100 do nosso Labat.

“Vem Espírito Criador”, vem animar nossas almas, vem ser luz e graça, vem ser fogo divino, vem fortalecer, iluminar, encorajar, divinizar.

“Vem, Espírito Criador”, que a tua presença em nós nos faça crescer em espírito de oração, em intimidade com a Trindade, em comunhão mais profunda com Jesus, em descoberta da Palavra, em amor filial com Maria, em sentido profunda de sermos Igreja.

“Vem, Espírito Criador, santifica-nos, transfigura-nos, diviniza nossos seres, identifica-nos com Jesus, fá-Lo viver em nós de um modo cada vez mais intenso, faz-nos viver n’Ele, para Ele, com Ele.
P. Dário Pedroso, SJ 
Labat n.º 100 de Dezembro de 2009

Livro referido:
Vem, Espírito Criador!
Meditações sobre o
Veni creator


Autor: P. Raniero Cantalamessa
Editora: "Editorial AO"

Sem comentários:

Enviar um comentário