12 outubro, 2020

Dia Mundial de Saúde Mental - “A solidão é hoje um problema tremendo”

 


O Cardeal-Patriarca de Lisboa assinalou este sábado o Dia Mundial da Saúde Mental na Clínica Psiquiátrica de São José e afirmou, na homilia da Missa, que a “solidão é hoje um problema tremendo”. “Numa sociedade como a portuguesa, há quase um milhão de pessoas que vive só. Esse é um dos fatores de agravamento da saúde mental”, afirmou D. Manuel Clemente na celebração transmitida nas redes sociais do Patriarcado de Lisboa.

Para o Cardeal-Patriarca de Lisboa, nunca como em sociedades como a atual houve “tantas ocasiões” para comunicar, estar uns com os outros, também com os recursos tecnológicos. “Quando temos tantas possibilidades de nos encontrarmos, encontramo-nos muito pouco”, afirmou D. Manuel Clemente. “Com a pandemia não podemos estar tão fisicamente como estávamos. Mas há um telefonema! Telefone, lembre-se do seu familiar, do seu amigo, da sua amiga que está doente, que está sozinho”, apelou o Patriarca.

A celebração deste sábado, 10 de outubro, também pretendeu assinalar a passagem da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima pela clínica das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Estes acontecimentos, inserem-se no âmbito das iniciativas que, entre os dias 9 e 18 de outubro, refletem sobre o “impacto da pandemia na saúde mental”. 

A Clínica Psiquiátrica de S. José, um centro das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, preparou um programa de reflexão e de celebração pelo Dia Mundial da Saúde Mental, que se assinala anualmente a 10 de outubro, envolvendo outros centros das religiosas na zona da grande Lisboa, bem como dos irmãos de S. João de Deus, o ramo masculino.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima iniciou a visita às casas de saúde das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus e dos Irmãos de São João de Deus na Clínica Psiquiátrica de São José; esta segunda-feira, às 10h30, foi acolhida na Casa de Saúde da Idanha (Sintra); no dia 13 visita a Casa de Saúde Santa Rosa de Lima, às 10h30, e o Centro Psicogeriátrico Nossa Senhora de Fátima, às 15h00; e a Casa de Saúde do Telhal, dos Irmãos de S. João de Deus, nos dias 14 e 15 de outubro, regressando à Clínica Psiquiátrica de S. José para ali permanecer até 18 deste mês.

com Ecclesia

Patriarcado de Lisboa

Sem comentários:

Enviar um comentário