18 setembro, 2009

A necessidade de caminhar



Caminhar é uma necessidade para atingir determinado fim e objectivo. Cada acto de caminhar no homem total visa uma realização apelativa de seguir em coerência e de um modo agradável e gratificante. Caminhar é o oposto de estar parado, fechado, inactivo, estático.
O nosso caminhar é aqui agora. Neste mundo somos confrontados com procedimentos padronizados por contextos sócio-económicos-culturais, familiares, profissionais, princípios éticos, deveres morais, subjectividade, relatividade, o imediato, o concreto, a religião, etc.
Este espaço multifacetado do mundo exige de nós uma disponibilidade interior para ver o homem na sua dignidade como pessoa de direitos e deveres inalienáveis. Impõe ser homem integral não fechar os ouvidos do coração aos gritos de sofrimento de solidão, de injustiça, de vingança, de amor negado, de falta de comunicação e diálogo, de exclusão, de fome e miséria, de desemprego, de arbitrariedade dos poderes instituídos, de silenciamento, de egoísmo, de desprezo pela dignidade dos outros, de escândalos, de roubos, de doença.
Esta aridez da vida não nos pode impor um deserto de amargura, revolta e desespero. Acreditemos nas capacidades profundas do nosso coração. Vivamos o dom da fé em Cristo Jesus nosso salvador e libertador. “Ele é o caminho” da vida, verdade, esperança, justiça, paz, amor, e renovação da dignidade do homem resgatado pela cruz redentora.
Com Ele caminhamos à luz da fé. Ele nos ajuda a caminhar de coração com Deus e em caridade com e para os outros. A necessidade de caminhar vivendo uma caridade de verdade é a missão do carismático enquanto cristão.
João Silva
Editorial do Labat n.º 97, de Setembro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário