25 junho, 2011

Espírito Santo de Deus

Pe. Luis Archer sjSenhor, nós acreditamos inteiramente na força extraordinária do teu Espírito.
Ele mudou, por completo e para sempre, a partir do dia de Pentecostes, aqueles pescadores incultos que tantas vezes pareciam cobardes no amor, incrédulos, a tremerem de medo, tristes e confusos.
Depois de receberem o teu Espírito, todos eles ficaram totalmente diferentes. Basta ler os Actos dos Apóstolos e os Evangelhos. E ficaram assim até à morte, até ao martírio.
O que nos aflige, Senhor, é ver que nós recebemos o mesmo Espírito Santo, e não só uma mas muitas vezes, e preparámo-nos para a sua vinda o melhor que pudemos, e muitos de nós até já recebemos a “Efusão do Espírito Santo”, e apesar disso, alguns de nós ainda falhamos, às vezes.
Quando a nossa vaidade é ferida ou o nosso orgulho abalado, alguns de nós ainda murmuramos maldosamente dos nossos irmãos. O sofrimento e as doenças arrasam-nos como se com esta vida acabasse tudo. Senhor, onde está em nós o Espírito Santo que nos deste? Onde está a felicidade que nos trouxeste?
A culpa é nossa. Não falamos longa e sinceramente com o Espírito Santo que está em nós, não lhe damos o espaço e o tempo na nossa vida para que se desenvolva e domine por completo a nossa psicologia.
Senhor, nós necessitamos mesmo do teu Espírito. Faz que, ao menos este ano, ele nos atinja finalmente em cheio, abra o nosso coração, deite fora os nossos egoísmos, se expanda dentro de nós e nos faça outros, ele que “faz novas todas as coisas”.
Pe. Luís Archer s.j.
Editorial do Labat n.º 83 de Maio de 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário