27 junho, 2011

A Bíblia do Espírito Santo

Hoje em dia, há muitos teólogos que falam de três qualidades de Bíblia: BÍBLIA DA CRIAÇÃO, BÍBLIA DO CORAÇÃO e BÍBLIA DA HISTÓRIA.
Católicos, Ortodoxos e Protestantes estamos habituados a ler, meditar, rezar e estudar a BÍBLIA DA HISTÓRIA. Trata-se do Antigo Testamento e Novo Testamento com os seus 73 livros canónicos ou inspirados. As diversas Igrejas, a judaica e as cristãs, alicerçam todas as suas doutrinas (Credo, Sacramentos, Dogmas) nesta Bíblia.
O simples enunciado BÍBLIA DA HISTÓRIA significa que Deus se revela pela história. Concretamente, o Deus da Bíblia da História revela-se nas pessoas dos Patriarcas, Moisés, Josué, Juízes. Reis, Sacerdotes, Sábios, Jesus Cristo, Apóstolos e Igreja. Deus revela-se de maneira exógena, isto é, através de pessoas e realidades que nos são exteriores. O centro da revelação está em Deus (Teocentrismo) e nas suas criaturas, a começar pelo seu povo – O Israel do Antigo Testamento e o Israel do Novo Testamento.
Nesta história de revelação há pessoas e não ideias, dramas de Patriarcas, de Moisés e seu Êxodo, de Profetas e Reis, de Sacerdotes e sacrifícios, de sábios e tradições, de Salmistas e poetas, de Jesus Cristo e Apóstolos. Todos estes agentes humanos desta Bíblia divina e humana são comandados pela Palavra e pelo Espírito. Umas vezes obedecem a essa Palavra e Espírito e outras vezes desobedecem. Quando obedecem cumprem com a vontade de Deus e quando desobedecem pecam.
Para reparar o pecado, o AT tem os seus ritos próprios. O rito máximo consiste no “Dia da Expiação” (Yom Kippur). O Novo Testamento pede aos cristãos que se convertam (mudem de atitude e de vida) e dá o poder aos Apóstolos para perdoarem em nome de Deus e com a força do Espírito Santo (Jo 20, 22-23: “Em seguida soprou sobre eles e disse-lhes: ‘Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ficarão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ficarão retidos.”).
A BÍBLIA DA CRIAÇÃO é a Bíblia do livro do Universo. É uma Bíblia aberta, cósmica, universal, objecto sagrado de crentes e não-crentes, letrados e iletrados. É a Bíblia dos astrofísicos e matemáticos que nos falam e tentam explicar o acto da criação a quem chamam BIG BANG , que terá acontecido há 25 mil milhões de anos. É A Bíblia dos poetas que olham as estrelas, os planetas, as galáxias, os mares, montanhas, florestas e flores e vêem em todas estas criaturas da Natureza um dedo de Deus.
A BÍBLIA DA CRIAÇÃO não é apenas o livro aberto da beleza da Natureza, mas, também, da beleza do Deus da Natureza. É a Bíblia do “Cântico das Criaturas” de São Francisco de Assis.
A BÍBLIA DO CORAÇÃO é a Bíblia que tem por centro não o Teocentrismo mas o antropocentrismo, não a revelação exógena de Deus por meio da História, mas a revelação endógena do homem por meio do bater sentimental e espiritual do coração. Não se trata do coração da mãe em relação ao filho ou do namorado em relação à namorada, mas do coração que bate e bate forte por meio da alma da Natureza. Deus fala-nos pelas forças e energias da mãe Natureza. Entre o coração humano e o coração-energia da natureza passa o sangue da força anímica de tudo quanto existe. É a Bíblia dos esotéricos modernos a beberem a água viva da sua fé nos movimentos filosóficos e psicológicos orientais: budistas, Yoga Zen, hinduísmo tântrico, Upanichades, New Age, Hare Krishna, etc.
Estas três BÍBLIAS não se contradizem; pelo contrário, completam-se, amplificam-se, correspondem-se. E a chave hermenêutica desta complementaridade e correspondência é a BÍBLIA DO ESPÍRITO SANTO Santo. A Palavra criadora de Génesis 1, 3: “Deus disse: ‘Faça-se a luz…”, não se concretiza sem a performatividade do Espírito de Deus “que se movia sobre a superfície das águas” (Génesis 1, 2). E o que acontece no princípio da BÍLIA DA CRIAÇÃO (protologia), acontece também no fim da BÍBLIA DA HISTÓRIA: “O Espírito e a Esposa dizem: “Vem!” (escatologia).
Pe. Joaquim Carreira das Neves, OFM.
Labat n.º 77 de Novembro de 2007

Sem comentários:

Enviar um comentário